Roteiro de 12 dias de carro do Norte de Portugal para Lisboa.

 Atualizado em janeiro de 2018

Sabe aqueles destinos que você pode visitar em qualquer época do ano, seja na primavera, verão, outono ou no inverno. Este roteiro vai muito de encontro com aquelas pessoas que vêm para Portugal com poucos dias, mas não abrem mão de estar no contacto directo com a tradição e cultura, mas também pode ir de encontro com aquelas pessoas que já estão em Portugal e quando chega no final de semana  não sabem o que fazer? Para onde ir? Nos temos aqui algumas sugestões.

Você poderá também descarregar gratuitamente a aplicação do Visite Comigo e contar com o geolocalizador, chegue há um dos melhores destino no norte de Portugal,  de forma prática e segura, descarregue é GRÁTIS na PlayStore e App Store.

 

 

 

Poderá também ser visitado com crianças.

Se você chegar em Portugal pelo aeroporto do Porto, poderá aproveitar que a Cidade do Porto é uma cidade especial e estrategicamente localizada, podendo fazer ligações as cidades próximas como Braga, Guimarães, Régua e Aveiro.

Partindo do Porto em direção ao Distrito de Braga, um cenário marcado por grandes episódios na história, religião e cultura em Portugal, com grandes patrimónios, igrejas e museus marcados por longos anos de história.

Reserve um dia para visitar Braga e outro para Peneda do Gerês e mesmo assim  o tempo é curto, não será suficiente. Você terá que voltar para ficar mais tempo.

1º Dia

Casa do Penedo

Vamos começar pela Casa do Penedo que está localizada entre Fafe e Celorico de Basto, uma casa esculpida em quatro rochas , a quem diga que começou a ser construída na primavera de 1972, realização do sonho de uma família chamada Rodrigues. O número de turistas com interesse neste destino vem crescendo ano após ano, está casa já entrou para lista das casas mais estranhas do mundo. Se tiver a oportunidade entre para a lista dos visitantes.

Igreja e escadório do Bom Jesus de Braga

Na verdade quem visita a igreja de Bom Jesus de Braga, lembra também a igreja da Sra. De Remédios em Lamego, a primeira serviu de inspiração para segunda. Dividido em três patamares sendo primeiro construído em 1723.

A Igreja do Bom Jesus de Braga, foi construída em 1494, influenciada pelo arcebisbo D. Jorge da Costa.

 

Foto: Francisco Nogueira – Santuário do Bom Jesus de Braga

Foto: Francisco Nogueira –  Santuário do Bom Jesus de Braga

Você poderá também visitar outros interesses turísticos a Sé de Braga, Arcada da Lapa,Av. Da Liberdade, Muralha Medieval e Casa da Torre, Paço Medieval de Braga, Teatro Circo entre outros interesses culturais e religiosos.

 

Foto: Francisco Nogueira – Jardim de Sta Barbara

Foto: Francisco Nogueira- Arcada da Lapa

 

2º Dia.

Parque Nacional da Peneda do Gerês

Este destino é muito especial em Braga, sabe aqueles lugares que foi desenhado pela natureza, o nome deste destino é Peneda do Gerês, um dos maiores patrimónios naturais em Portugal, com uma beleza ÍMPAR, esculpido entre granitos e banhada pelo rio Caldo, cerca de 100 km do Porto, rodeada por aldeias típicas e históricas.

Você vai encontrar grande variedade na fauna, com espécies variadas, como javalis, alguns lobos ainda residem por lá, aves migratórias, entre outras espécies também na flora.

Poderá começar por conhecer as aldeias típicas como a de Soajo, percorra descobrindo lugares únicos, entre rios e vales, conviva com os pastores locais, conheça com eles o melhor da cultura e tradição, visite também Lindoso, aldeia tipicamente portuguesa, com cultura e tradição de longos anos, visite o miradouro de Ermida. Outro interesse também é o Vilarinho das Furnas, uma aldeia que foi submersa com a construção da barragem em 1972. E se tiver tempo visite uma das cascatas mais famosa conhecida pelo nome de Cascata do Tahiti, se for verão poderá aproveitar para bons mergulhos.

 

Foto: Visite Comigo

3º Dia.

Guimarães.

Conhecida por ser Cidade Berço da Nação, podemos dizer que Guimarães é o mais importante destino da história em Portugal. Tudo parte do começo quando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, escolheu esta pequena cidade romana, para ser a capital do reino de Portugal. Classificada como Património da Unesco de 2001, a “Nação Berço”é linda com seu bairro medieval,  o Castelo no Centro Histórico e o Palácio dos Duques.

 

 

Foto: Guimarães -Visite Comigo

 

Podemos destacar também o miradouro da Igreja da Sra. Da Penha, que oferece ao seus visitantes uma vista  panorâmica de Guimarães, bem como aproveitar para fazer refeições em dias de verão no parque de merendas. Poderá subir de carro ou pelo teleférico, uma excelente alternativa quem quer aproveitar o máximo da oferta turística.

 

Foto: Castelo Guimarães-Visite Comigo

4º/5º dia

Porto

No Distrito do Porto existem inúmeros lugares e experiências que precisam ser vividas, vamos dividir essa passagem em duas fases, sendo dois dias para visitar o centro histórico do Porto e outro dia para pegar o comboio na estação São Bento e seguir em direção a Régua/Pinhão.

O Distrito do Porto é a combinação perfeita da excelente gastronomia e da simpatia das gentes dessa terra. Não é por acaso que muitos dos turistas acabam por voltar aqui mais do que uma vez . Não dá para visitar este distrito em uma única viagem.

E como uma boa turista que eu sou, adoro as curiosidades dos lugares que visito, existem experiências que vivenciamos nas visitas que não podemos deixar de compartilha-las.

Descarregue é GRÁTIS na PlayStore e App Store.

 

No Porto existem inúmeros lugares e experiências que precisam ser vividas. Separei exclusivamente para você os meus sítios preferidos e quero convidar-te a fazer essa visita comigo na Cidade do Porto e no Douro Verde ( uma região desconhecida para muitos, mas que também pertence ao Porto e merece uma visita).

 

Mas também poderá visitar a Casa da Música, Fundação Serralves, Palácio da Bolsa, Torre e Igreja dos Clérigos, entre infinitas possibilidades de lugares para visitar no Porto.

 

 


Foto: Fundação Serralves- Eden House

 

6º Dia.

Régua/ Pinhão.

Poderá pegar o comboio na linha do Douro e seguir em direção a Régua (Distrito de Vila Real), ou se preferir poderá percorrer este lindo trajeto de carro, se preferir ir de carro conte com  muitas curvas e contra-curvas no caminho, a paisagem é compensadora, existem muitos miradouros, alguns com mesas de merenda e você poderá fazer algumas refeições ou poderá simplesmente desfrutar da paisagem. Miradouro de S. Leonardo de Galafura.

 

Foto: Miradouro de S. Leonardo de Galafura -Joaquim Freitas

A Régua deve o seu desenvolvimento ao Marques de Pombal que em 1756 criou a Companhia Geral das Vinhas do Alto , poderá caminhar pela rua, observando algumas quintas de produção de Vinho do Porto, poderá acrescentar esta visita a uma passagem pelo Museu do Douro, se quiser poderá visitar dois miradouros importantes um em São Leonardo da Galafura, outro é Miradouro de S. Domingos, com vistas soberbas para o rio do Douro e regiões preservadas e classificada pela Unesco como Património da Humanidade.

 

7º Dia
Aveiro

De Porto a Aveiro é cerca de 78 km percorridos em 50 minutos. Aveiro é conhecida como a “Veneza Portuguesa”, em uma localização privilegiada entre o Atlântico e a Ria, tem atraído muitos visitantes. Normalmente em uma visita a Cidade do Porto, as pessoas aproveitam para conhecer Aveiro, estão relativamente muito próximas uma da outra. Poderá fazer um bate-volta para Aveiro partindo do Porto ou poderá visitar Aveiro de passagem para Lisboa.

 


Foto: Aveiro – Visite Comigo

Nossa passagem por Aveiro, começou na Vila de Torreira, separada de Aveiro pela Ria, um lugar lindíssimo, de uma paisagem ímpar, pois de um lado temos o Atlântico com suas ondas agitadas e do outro as águas tranquilas da Ria, em dias de verão é uma excelente opção para quem gosta de praticar desportos aquáticos no mar ou para quem aprecia a pesca no rio.

 

 

Foto: Aveiro – Visite Comigo

8º Dia

Serra da Lousã

Poderá também acrescentar a Serra da Lousã (Aldeia dos Xisto) na sua lista, um lugar lindíssimo no interior de Portugal, digno de ser comparado a um presépio, composto por aldeias típicas rodeada de casas em xisto. Vale muito a pena acrescentar este destino para uma visita.

 

 

Foto: Serra da Lousã -Visite Comigo

Foto: Serra da Lousã – Aldeia do Xisto -Visite Comigo

9ª Dia

Óbidos

Óbidos também é uma daqueles destinos que parece ter saído de um filme, com um cenário único, sua casas típicas rodeadas por castelo e fortaleza. A Vila de Óbidos guarda séculos de histórias entre suas muralhas, dentre eles os vestígios que ainda se mantêm quando a corte de  D. João IV e D. Luisa Guerra entre outros monarcas, aproveitavam este local para descanso e refúgio.

Se você visitar de Julho até Agosto poderá encontrar o mercado medieval, de Novembro a Janeiro vai encontrar a Vila Natal, e se vier de Março a Abril encontra Festival Internacional de Chocolate.Óbidos também é conhecida pela famosa ginja degustada em copo comestível de chocolate.

 

 

Foto: Óbidos -Visite Comigo

 

10º/11ª Dia

Lisboa

Lisboa é capital de Portugal e a cidade mais populosa do país.

Lisboa é a capital de Portugal, um destino maravilhoso para quem visita a Europa, localizada á beira de um dos seus rios mais importantes : rio Tejo. Lisboa é recheada de coisas boas e lugares incríveis para serem descobertos, seja de carro, ónibus, metro, trem ou elétrico, mas o que é bom mesmo é caminhar pelas suas ruas e praças a pé, e se perder e se encontrar por suas vielas e provar da sua gastronomia exclusiva.

Um dia em Lisboa é pouco, mas para quem está de passagem ou escala, conhecer Lisboa valerá a pena.

Foto: Torre de Belém  – Visite Comigo

12ªDia

Sintra

Sintra é um daqueles destinos mágicos, que parece ter saído de um conto de fadas. É quase impossível visitar Lisboa e não dar uma fugida para Sintra. Classificada como Património da Unesco, prepare-se para um dia grande, se estiver de carro, estacione em um lugar seguro e permitido. Comece a visita pelo centro histórico, visitando o Palácio da Vila, datado nos finais do Séc XIV e visite também pela manhã o Palácio de Quinta da Regaleira, construído de 1904 a 1910, caminhe pelos jardins e tente desvendar os mistérios nos bosques, grutas, uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, entre outros interesses. Um dos locais mais misteriosos em Portugal.

 

 

Foto: Sintra- Visite Comigo

A tarde reserve o tempo para visitar o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros, sugiro que comece pelo palácio. Aproveite todos os encantos que envolve este cenário mágico.

Se tiver mais tempo reserve mais um dia para Sintra, visite o Parque de Monserrate, Palácio Nacional da Queluz, Museu Arqueológico da S. Miguel de Odrinhas, com uma importante coleção epigráfica com mais de dois mil anos.

 

Siga o Visite Comigo nas redes sociais:

Site: visitecomigo.com
Facebook:Visite Comigo
Instagram: @visitecomigo

Youtube: Visite Comigo

 

 

 

One Response to “Roteiro de 12 dias de carro do Norte de Portugal para Lisboa.”