Miradouro de S. Leonardo de Galafura um Douro Grandioso

Um lugar, muitas vezes, desconhecido, desperta uma curiosidade impressionante.

Você poderá também descarregar gratuitamente a aplicação do Visite Comigo e contar com o geolocalizador, chegue há um dos melhores destino no norte de Portugal,  de forma prática e segura, descarregue é GRÁTIS na Play Store e App Store.

 

 

Confesso que já estive no Douro Valley  algumas vezes, mas admito que cada vez que o visito, tenho uma nova experiência, como se nunca lá estivesse estado antes.

Para mim é sempre uma descoberta nova, é ver desenhado na paisagem, até onde o esforço e a dedicação do homem, de criar, inovar, inventar e reinventar, pode se tornar algo tão impactante, sempre superando todos os obstáculos, em meio a tantos socalcos.

Quem visita o norte Portugal e não visita o Alto Douro Vinhateiro, é como se tentasse interpretar um livro apenas pela capa. É preciso abrir o livro e folhear cada página, descobrir seus segredos, é assim o Vale do Douro é preciso apreciar suas cores, cheiros e seus sons é correr atrás dos melhores sabores.

 

Foto: EN108- Visite Comigo

Neste último fim de semana, arrumei uma excelente desculpa para, mais uma vez, ir em busca do silêncio e das cores de outono, no Douro Vinhateiro. Queria visitar terras mais profundas e soalheiras, no alto, e observar as videiras em socalcos, sedentas por água, que tarda a chegar em Portugal neste outono. Observar algumas oliveiras, com mais de dois séculos, que anseiam pelas chuvas. Meu destino era Miradouro de São Leonardo de Galafura. 

Dizem que por lá comem-se muito bem, fiz uma reserva no restaurante mais popular deste destino, Restaurante S. Leonardo. O cabrito assado no forno com batata assada é o prato com mais saída no domingo, bem como bacalhau assado e vitela assada. Por sugestão da casa, apreciamos o cabrito assado de excelência.

Você consegue imaginar uma refeição, tipicamente duriense, em um ambiente característico da região, com o horizonte aberto? O conforto propício para uma refeição tranquila á conversa com familiares ou amigos. 

 

Foto: Restaurante S. Leonardo -Visite Comigo

Foto: Esplanada do restaurante- Visite Comigo

 

Miradouro de S. Leonardo de Galafura foi eternizado por Miguel Torga:

“É uma quilha de barco no meio do vale, com água por todos os lados”escreveu o poeta.

Fomos brindados com um dia lindo de céu azul, onde foi possível observar cadeias de montanhas, um lado a serra do Marão, do outro o esplendor das vinhas, debruçadas no rio Douro.  

 

Foto: Area de Lazer -Visite Comigo

Foto: Visite Comigo

Como Chegar?

O miradouro de S. Leonardo de Galafura, está localizado entre a Régua e Vila Real. Cerca de 30 KM da Régua e na proximidade de Covelinha. Acesso com partida do Peso da Régua, já existe sinalizações, seguir pela EN 313, EN 313-2, passa Vila Nova de Poiares, estrada de S. Leonardo de Galafura. Acesso com partida de Vila Real, EN313-1. Vila Real, Abaças, Bujões e estrada S. Leonardo de Galafura. Prepare-se com muitas curvas, que será recompensada com paisagens arrebatadoras.

 

 

 

 

One Response to “Miradouro de S. Leonardo de Galafura um Douro Grandioso”