Mês de Novembro em Portugal

Passatempo: Um noite em Amarante – Princesa do Tâmega
1 Novembro, 2017
Sabores Queirosiano em Baião -Restaurante de Tormes
17 Novembro, 2017

Mês de Novembro em Portugal

Atualizado em 02 Novembro 2018

O charme do Outono em Portugal no mês de Novembro é um encanto.

Um novo ciclo começa em Portugal no mês de Novembro, a estação de outono é uma das mais belas estações do ano, as folhas nos finais de Setembro já começaram a mudar de cor, principalmente as videira, folhas de frutos, entre outras. No mês de Outubro as folhas já começaram a cair, mas somente no mês de Novembro é que nota-se á presença forte e marcante dessa estação.


Foto: © Visite Comigo

Tenha em atenção o clima e horário!

Logo que chegou o outono as temperaturas já começaram a cair, as temperaturas neste mês de Novembro ficam em torno de  20º- 15ºC graus no Porto e Norte e até 25ºC graus mais ao sul.

No mês de Novembro em geral a temperatura começa ser mais fria, um ar mais fresco durante a noite, uma forte presença de chuvas, mas existe um fenómeno meteorológico que acontece neste mês de Novembro, os portugueses chamam de “Verão de S. Martinho”, onde por alguns dias, as temperaturas são mais altas para época e não há presença de chuva, a única dificuldade é saber quando ele acontece, rsrs…

Confirme a previsão do tempo no seu destino aqui.

De qualquer forma se você vem a Portugal em Novembro, prepare-se para um tempo mais fresco, com roupas quentes e se possível térmicas, traga alguma roupa impermeável para os dias de chuva e algum sapato fechado.

 

Foto: © Visite Comigo

Não posso deixar de mencionar que, no dia 28 de Outubro, acabou o horário de verão, isso significa que os dias daqui em diante são mais curtos, amanhecendo por volta das 7h30-08h00 horas da manhã e anoitecendo por volta das 17h00-17h30 horas da tarde.

Se você estiver em Portugal nesta época do ano, programe-se levando em consideração o horário para realizar suas visitas, pois alguns pontos turísticos trabalham em diferentes horários no inverno.

 

Sugiro que você faça o download a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça O Douro Verde que é um encanto no norte de Portugal.

Tenha um guia exclusivo na palma da mão.

Cultura e tradição

Quem visita Portugal no mês de Novembro, poderá se deliciar com as castanhas, não importa se serão assadas ou cozidas, o que vale mesmo a pena é comer quentinha e acompanhada de um bom vinho.

Existem muitas festas para celebrar esse momento, os portugueses fazem o magusto, onde as castanhas são assadas no chão com a “munha” do pinheiro o sabor não tem igual, uma verdadeira tradição em Portugal. Na região do Tâmega e Souza temos a tradicional Feira de São Martinho em Penafiel de 10 a 20 de Novembro 2018, uma das maiores festas desta época, são 11 dias de feira que você encontrará além das delícias da gastronomia local, também uma mostra de artesanatos, provas de vinhos, etc., se estiver por perto não deixe de visitar.

Mais informações Feira de São Martinho. 

Foto: © Visite Comigo

Algumas famílias se reúnem no domingo, para saborear essa gostosura a “beira do lume”, assim costuma-se dizer nas aldeias típicas. Para os turistas a melhor forma de saborear as castanhas é nos principais pontos turísticos de grandes cidades, como em Lisboa, Porto, Guimarães, Braga, entre outras, de norte a sul do país. 

Você vai identificar logo onde vende essa gostosura, pois existem muitos carrinhos, envolvidos por um fumo (fumaça), pode ter certeza que é ali que você vai encontrar as castanhas portuguesas. 

 

O que ver e viver?

Não posso deixar de falar que neste mês de Novembro, começam as decorações de Natal nos centros comerciais, algumas vilas se transformam verdadeiros presépio de natal, a Óbidos Vila Natal é uma delas, que a partir do dia 30 de Novembro até 30 de Dezembro, atrai milhares de turistas, vale muito a pena, principalmente se estiver acompanhado com crianças.

Confirme a programação: Vila de Óbidos

Poderá visitar também  Outono nas Aldeias do Xisto – Lousã. Aproveite para conhecer e desfrutar deste encantador destino. Quando lá visitamos estivemos no Hotel Boutique Palácio da Lousã, confira aqui a nossa experiência.

Confira também:

Programações no Porto.

Fado em Lisboa

Évora 

Ilha da Madeira

Ilha dos Açores

 

Dentro e fora dos roteiros habituais.

Norte

Visite cidades lindíssimas no Norte de Portugal,  como: Braga e Miranda do Douro. Não deixe de visitar o Centro Histórico do Porto e Gaia ou até a Foz do Douro, faça o passeio de comboio  e conheça o Alto Douro Vinhateiro: é de uma beleza soberba!! 

 

Foto: © Visite Comigo – Miranda do Douro

 

Foto: © Visite Comigo – Miranda do Douro

 

Conheça as sub-regiões no norte de Portugal, Minho e Douro Verde: prove da sua comida, conheça sua tradições, prove dos sabores do vinho verde, únicos no mundo, tenho certeza que você ficará surpreendido.

Sugiro que você faça o download a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça O Douro Verde que é um encanto no norte de Portugal. Tenha um guia exclusivo na palma da mão.

Centro

Visite  Aveiro e deguste dos doces de ovos moles, deslize pelas águas suaves da ria a bordo dos moliceiros. Conheça e desfrute desta belíssima cidade que soube aproveitar o belo estilo arquitectónico entre lindos canais que passam por entre as ruas da cidade.

Mais ao sul não deixe de conhecer a Universidade mais famosa de Portugal: a Universidade de Coimbra, Património da Humanidade, desfrute da acolhedora cidade que ladeia graciosamente o rio Mondego.

Já na capital: passeie calmamente pelo Parque das Nações, assista ao pôr-do-sol no Castelo de São Jorge, visite Sintra Lisboa.

Sul

Mesmo em dias menos quentes, coloque  o Alentejo no seu roteiro, cidades como Évora, por exemplo, é muito bonita para visitar nesta estação do ano e o Algarve mais ao sul também. Esses destinos vão muito além das suas fabulosas praias. 

Reserve seu hotel aqui. 

Faça o download é GRATUITO.

Os comentários estão fechados.