Em Terras Transmontana – Miranda do Douro
21 Setembro, 2017
Portugal eleito melhor destino europeu nos “oscares” do turismo.
30 Setembro, 2017

Mês de Outubro

O mês de Outubro em Portugal é marcada com alguns fatores importantes, dentre eles : O cheiro das castanhas assadas, marca, oficialmente, o início de outono, embora ele tenha começado no dia 22 de Setembro, marca o final de horário de verão.

Na minha opinião é uma das mais belas estações do ano, as folhas nos finais de Setembro já começam a mudar de cor, principalmente as videira, folhas de frutos, entre outras. Em Outubro, com os ventos as folhas já começam a cair e mudar completar o aspecto da paisagem. Aqui em Portugal  com uma pequena caminhada é possível ver o contraste da estação do ano que chega e da outra que parte.

Em algumas regiões as vindimas ainda permanecem, com as colheitas mais tardias, embora neste ano elas se anteciparam, já são muito poucas as quintas que proporcionam essa experiência para turistas.

Foto: Visite Comigo – Outono em Lamego

 

Tenha em atenção o clima e horário.

O Outubro é uma estação excelente para quem gosta pouco do calor, mas também para quem não aprecia o extremo do frio é a chamada “meia-estação”. 

O clima é mais fresco com temperaturas a rondar, sensivelmente, com máximas a chegar nos 22 graus no norte/litoral e a mínima 12 graus, já no centro e sul os 24 graus de máxima e mínima de 15 graus. No interior, costuma subir mais uns 2 ou 3 graus, mas não conte com grande calor. Apesar do clima em Portugal ser mais ameno, comparado aos outros países da Europa, percebe-se as noites mais frescas, os ventos mais frios e alguma chuva. Muitos portugueses estão pedindo chuva, o verão foi muito seco.

Os dias são mais curtos, amanhece ás 07h31 e anoitece ás 19h20. O fim do horário de verão está previsto para 29 de Outubro.

 

Foto: Visite Comigo

O que trazer na Bagagem?

Aconselho que traga mais do que um casaco na bagagem, meias grossas, toca e excelente guarda-chuvas. As mulheres também poderão  acrescentar  na bagagem  cachecol para o pescoço. Tenha em atenção, roupas térmicas, porque o frio vai de pessoa para pessoa. Dependendo do país de partida, nota-se muita diferença. As crianças protegidas e sempre bem agasalhadas.

 

Quais as vantagens e desvantagem de viajar para Portugal no mês de Outubro?

Vantagens

 

  • Para quem vem no inicio de Outubro, poderá ter menos chuvas e dias de céu azul. 
  • A vantagem para quem procura bons preços na rede hoteleira, a segunda quinzena do mês de Outubro, costuma oferecer melhores preços, a chamada temporada media. Poderá encontrar bons preços também para aluguel de carros.
  • Na segunda quinzena, o tempo costuma ser mais fresco, e para ter uma excelente preparação para a chegada da estação mais fria, a natureza nos brinda com um fruto rico, as famosas castanhas portuguesas, excelente no sabor e quando é quentinha, melhor ainda. Os portugueses aguardam com grandes expectativas para começar a saborear. Muito comum você encontrar nas ruas, vendedores com um carrinho, coberto de fumo (fumaça) rsrs.. vai identificar logo. Prove são maravilhosas.

Foto: Visite Comigo – Castanhas Portuguesas

Desvantagem

  • Para quem gosta pouco de chuva e tempo nublado, o mês de Outubro poderá não agradar muito. Como o verão foi muito seco, em Outubro poderá se deparar com muito chuva. Prepare-se e aproveite o máximo com programas em lugares fechados, como por exemplo: Museus, Igrejas, Mosteiros, Palácios, Caves de Vinho, entre outros.

Visite Comigo – Palácio da Pena em Sintra

 

Dentro e fora dos roteiros habituais.

Norte

Visite cidade lindíssimas no Norte de Portugal,  como: Braga e Miranda do Douro. Não deixe de assistir a um belíssimo pôr-do-sol na ribeira do Porto e Gaia ou até mesmo na Foz do Douro, se tiver a oportunidade assista-o em uma das esplanadas disponíveis, faça o passeio de comboio ou em cruzeiro e conheça o Alto Douro Vinhateiro: é de uma beleza soberba!!

 

Foto: Visite Comigo -Comboio

Foto: Visite Comigo – Douro Internacional

 

Conheça as sub-regiões no norte de Portugal, Minho e Douro Verde: prove da sua comida, conheça suas gentes, prove dos sabores do vinho verde, únicos no mundo, tenho certeza que você ficará surpreendido.

Sugiro que você descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça uma dessas regiões que é um encanto no norte de Portugal.Tenha tudo o que precisa na palma da mão.

 

Centro

Passe por Aveiro e deguste dos doces de ovos moles, deslize pelas águas suaves da ria a bordo dos moliceiros. Conheça e desfrute desta belíssima cidade que soube aproveitar o belo estilo arquitectónico. Conheça a Universidade mais famosa de Portugal: a Universidade de Coimbra, Património da Humanidade, desfrute da acolhedora cidade que ladeia graciosamente o rio Mondego.

Foto: Visite Comigo – Aveiro

Conheça as serras da Lousã e da Estrela, conheça algumas aldeias e esteja no contato direto com a cultura e tradição, destinos recomendado também para outros meses do ano.

Quando fomos estivemos no Palácio da Lousã,  foi uma experiência incrível, confira aqui a nossa experiência. 

 

Foto: Visite Comigo – Serra da Lousã

 

Já na capital: passeie calmamente pelo Parque das Nações, assista ao pôr-do-sol no Castelo de São Jorge, visite Sintra e Lisboa

Foto: Visite Comigo – Pálacio da Lousã

Foto: Visite Comigo – Pálacio da Lousã

Sul

Mesmo em dias menos quentes, coloque  o Alentejo no seu roteiro, cidades como Évora, por exemplo, é muito bonita visitar  estação do Ano e o Algarve também. 

 

Eventos importantes a não perder.

Porto

Baião

 07 e 08 de Outubro. 

Campeonato do Mundo de Motonaútica F2 em Baião,

Óbidos

Lisboa

Fado em Lisboa

Évora

Ilha da Madeira

Ilha dos Açores

 

Descarregue a App do Visite Comigo, é GRÁTIS.

 

App Store

Play Store