Setembro em Portugal

Neste fim de semana todos os caminhos vão dar ao Red Bull Race – Porto e Vila Nova de Gaia
31 Agosto, 2017
Aldeia de Quintandona
5 Setembro, 2017

Setembro em Portugal

Setembro é sinónimo de colheita de um dos frutos mais cobiçados para os amantes do vinho.

O que ficou para trás foram boas lembranças.

O verão europeu (Junho, Julho e Agosto) é uma época muito aguardada por milhares de portugueses e  turistas europeus, sabemos como o frio aqui é um período prolongado.

Para além de novos projectos turísticos, os acontecimentos negativos em outros países da Europa, tem contribuído para o crescimento do turismo em Portugal.

Sugiro que você descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça uma das regiões mais belas, no norte de Portugal. Tenha tudo o que precisa na palma da mão.

 

 

Muitos turistas foram atraídos, para Portugal, no mês de Agosto, devido as altas temperaturas, que chegaram aos 35 graus no litoral, e em algumas regiões do interior alcançaram os 40 graus, os festivais de verão, bem como os grandes campeonatos internacionais em diversas modalidades, foram factores importantes para o crescimento do turismo neste destino.

No mês de Agosto, os turistas estavam em todos os lados, os dias estavam bem longos. Muitas pessoas preferem, gozar das férias nesta época, porque gostam dessa agitação toda – outros nem por isso, preferem férias no mês de Setembro, por ser uma época mais tranquila.

Setembro

Visitar Portugal em Setembro é uma época excelente para quem, gosta de tranquilidade e aprecia um clima mais ameno, com as temperaturas a rondar os 25 graus, sensivelmente, durante o dia e os 20 graus durante a noite.

Neste mês,  o dia começa dar lugar a noite, amanhecendo por volta das 07h15 e anoitecendo por volta das 20h00, no inicio do mês. Já para o final do mês,  amanhece por volta das 07h30 e anoitece as 19h15.

Setembro,  marca o fim do verão, o fim da época balnear e o inicio das aulas para os portugueses, aos poucos o verão vai dando espaço para o outono. Os hotéis, restaurantes e até as praias são menos concorridas. Os dias vão diminuindo e as noites já são mais frescas. É lindo ver a paisagem mudar de cor e as folhas a cair, o cenário se transforma.

 

Vindimas – Entre vinhas e vinhos

Setembro é sinónimo de colheita de um dos frutos mais cobiçados para os amantes do vinho. Em Portugal abre as portas para as vindimas, as uvas estão preparadas para a grande colheita, em um maravilhoso ambiente de grande festa e alegria. Os frutos são colhidos para o vinho do ano todo ( rosé, tinto, verde, maduro, espumante, entre outros). O processo de produção já é muito moderno, mas em alguns lugares é possível participar de processos tradicionais.

Minha sugestão no Douro Verde é para que você visite a Quinta de Santa Cristina e a Monvende – Wine Experience Hotel.

Algumas Quinta já estão de portas abertas no Douro, confira aqui algumas delas. Poderá escolher ficar hospedado no Hotel Vila Galé Douro **** é excelente, com a  localização soberba, é um hotel de eleição para quem vem a descoberta do Douro.

O clima e as chuvas durante o ano é quem determina os dias das colheitas, neste ano a colheita foi antecipada devido ao calor e tempo seco. 

Foto: Visite Comigo

Na região do Douro você vai encontrar a produção dos vinhos do Porto, vinho maduro-tinto e vinho verde, em outras regiões do país vai encontrar  excelentes vinhos produzidos no Alentejo, Bairrada, Beiras e até no arquipélago da Madeira, entre outros.

As regiões contribuem para o cultivo das distintas castas ( tinto ou branco). Independente da região, as vindimas são muito importantes para os portugueses, que aguardam, com grandes expectativas, parte do ano, por uma colheita boa e de grande qualidade, com selo português. Depois de todo este processo é aguardar pelo mês de Novembro, para juntar-se as festas das castanhas e as provas do vinho novo.

Especificamente a região do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, é muito frequentada nesta época do ano, a sua localização privilegiada junto ao Rio Douro ,produz um dos vinhos mais cobiçados no mundo Vinho do Porto.

 

Foto: Visite Comigo

São muitas as atividades turisticas ligadas nesta região, com diversos passeios combinados e visitas guiadas as quintas que produzem estes vinhos especiais e selecionados, se quiser poderá entrar em contacto com a Enjoy Douro , fazem um trabalho excelente com animação turísticas e aquáticas.

 Se a Ilha da Madeira estiver no seu roteiro, não deixe de visitar a Festa do Vinho Madeira, é imperdível, teve inicio no dia 27 de Agosto e vai até 10 de Setembro.

 

Os festejos deste evento que se realiza desde finais dos anos setenta do século passado, iniciam-se no Funchal e incluem a Semana Europeia de Folclore, decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides e espetáculos diversos de música ligeira e tradicional. A encerrar a Festa no Estreito de Câmara de Lobos realiza-se a Festa das Vindimas. 

 

Já no norte de Portugal, no Alto Minho, em Ponte de Lima a partir dos dias 06 a 12 de Setembro, está a Feira Nova.

 

Celebradas desde 1826, por provisão régia de D. Pedro IV e em honra de Nossa Senhora das Dores, as Feiras Novas oferecem aos limianos e aos milhares de forasteiros que nos visitam, três dias e outras tantas noites de cor, alegria, folia e ritmo. Para além da música, folclore e fogo de artifício, há ainda espaço para concursos pecuários, corridas de garranos, cortejos etnográfico e histórico, bandas de música, gigantones e cabeçudos, grupos de bombos e para a procissão que encerra o ciclo das romarias do Alto Minho.

 

Na famosa Praia da Nazaré, você poderá programar-se para apartir do dia 07 ao dia 17 de Setembro, Nazaré em Festa ,no Parque Atlântico. Uma programação maravilhosa e concertos com grandes artistas.

 

Poderá conferir e agenda da Casa da Música, a mais prestigiada casa de concertos no Porto.  

 

Se você aprecia musica clássica, na Fundação Eça de Queiros, vai ter a oportunidade de apreciar  a Orquestra do Norte, com o maestro Ferreira Lobo, entrada livre. Poderá ainda degustar de um maravilhoso buffet no Restaurante Tormes, comida queirosiana.

Descarregue a App do Visite Comigo , disponível na Play Store e App Store

 

 

Os comentários estão fechados.