Mês de Setembro em Portugal

Neste fim de semana todos os caminhos vão dar ao Red Bull Race – Porto e Vila Nova de Gaia
31 Agosto, 2017
Aldeia de Quintandona
5 Setembro, 2017

Mês de Setembro em Portugal

Atual. 31/08/2018

Setembro é sinónimo de final de estação alta(verão) para o inicio da estação media (outono) em Portugal. Podemos dizer também que neste mês, abre oficialmente a temporada das colheitas, de um dos frutos mais cobiçados para os amantes do vinho, a uva.

Já falo mais sobre este tema adiante.

Como foram os meses de verão?

O verão europeu (Junho, Julho e Agosto) é uma época muito aguardada por milhares de portugueses e  turistas europeus, sabemos como o frio aqui é por um período prolongado.

Verão é sinónimo de alegria, ferias, convívios, festivais de verão, praia, sol, mar, atividades ao ar livre, piqueniques, viagem… não faltam programas incríveis para os meses de verão.

Ver mais em: Portugal no mês de Agosto

Pub.

Sugiro que você descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça uma das regiões mais belas, no norte de Portugal. Tenha tudo o que precisa na palma da mão.

 

 

O clima ameno de Portugal é com certeza um grande atrativo na Europa. Nos dias de verão as temperaturas são bem convidativas. Aqui no norte de Portugal, chegaram 35º -37º graus, em Lisboa tende a ser uma pouco mais quente do que no norte,  e no interior 40º graus.

Em geral, a maioria dos portugueses gozam suas férias em Agosto, devido o clima mais quente, os filhos estão de ferias da escola, as famílias tem mais tempo para convívios. Sendo assim já sabe-se que praias e monumentos são bem concorridas nessa época. 

 

Como é o mês de Setembro em Portugal?

Visitar Portugal em Setembro, é excelente para quem gosta de tranquilidade e aprecia um clima mais ameno, com as temperaturas a rondar os 25º graus, sensivelmente, durante o dia e os 20º graus durante a noite, na primeira quinzena. Para o final do mês a temperatura tende a diminuir um pouco mais, e poderá contar com chuva em algumas regiões. 

Neste mês, o dia começa dar lugar a noite, amanhecendo por volta das 07h15 e anoitecendo por volta das 20h00, no inicio do mês. Já para o final do mês,  amanhece por volta das 07h30 e anoitece as 19h15.

Setembro,  marca o fim do verão, o fim da época balnear e o inicio das aulas para os alunos portugueses, aos poucos o verão vai dando espaço para o outono. Os hotéis, restaurantes e até as praias são menos concorridas. Os dias vão diminuindo e as noites vão aumentando gradualmente. É lindo ver a paisagem mudar de cor e as folhas a cair, o cenário se transforma.

Vantagens de viajar para Portugal em Setembro. 

  • Vindimas (colheita das uvas para produção do vinho);
  • Poderá participar da experiência de pisar nas uvas com o método tradicional;
  • Primeira quinzena praia menos concorrida;
  • Primeira quinzena menos tempo de espera nos museus e monumentos;
  • Rede hoteleira chega a ter preços mais atrativos;
  • Para quem não gosta de muito calor é o mês ideal. (meia-estação).

 

Desvantagens de viajar para Portugal em Setembro.

  • Época de chuvas e ventos;
  • A água do mar poderá estar mais fria;

Vindimas – Entre vinhas e vinhos

O mês de Setembro, lembra o vinho. Em Portugal abre as portas para as vindimas, as uvas estão preparadas para a grande colheita, em um maravilhoso ambiente de grande festa e alegria. Os frutos são colhidos para o vinho do ano todo ( rosé, tinto, verde, maduro, espumante, entre outros). O processo de produção já é muito moderno, mas em alguns lugares é possível participar de processos tradicionais.

Ver mais sobre Vinho Verde: O que é Vinho Verde e onde encontrá-los?

Minha sugestão no Douro Verde é para que você visite a Quinta de Santa Cristina e a Monvende – Wine Experience Hotel.

Algumas quintas já estão de portas abertas no Douro, confira aqui algumas delas. Poderá escolher ficar hospedado no Hotel Vila Galé Douro **** é excelente, com a  localização soberba, é um hotel de eleição para quem vem a descoberta do Douro.

O clima e as chuvas durante o ano é quem determina os dias das colheitas, neste ano a colheita foi antecipada devido ao calor e tempo seco. 

Foto: Visite Comigo

Na região do Douro vai encontrar a produção dos vinhos do Porto, vinho maduro e vinho verde, em outras regiões do país vai encontrar  excelentes vinhos produzidos no Alentejo, Bairrada, Beiras e até no arquipélago da Madeira, entre outros lugares.

As regiões contribuem para o cultivo das distintas castas (brancas ou tintas). Independente da região, as vindimas são muito importantes para os portugueses, que aguardam, com grandes expectativas, parte do ano, por uma colheita boa e de grande qualidade, com selo português. Depois de todo este processo é aguardar pelo mês de Novembro, para juntar-se as festas das castanhas (magusto) e as provas do vinho novo.

Especificamente a região do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, é muito frequentada nesta época do ano, a sua localização privilegiada junto ao Rio Douro ,produz um dos vinhos mais cobiçados no mundo Vinho do Porto.

 

Foto: Visite Comigo

São muitas as atividades turisticas ligadas nesta região, com diversos passeios combinados e visitas guiadas as quintas que produzem estes vinhos especiais e selecionados, se quiser poderá entrar em contacto com a Enjoy Douro , fazem um trabalho excelente com animação turísticas e aquáticas.

 

Calendário de Festas e Eventos

 

  • Ponte de Lima

Veja a programação completa: Feiras Nova

05 a 10 de Setembro

Vindimas nas Ilhas 

Se você tem viagem agendada para as Ilhas, confira a programação completa das atividades relacionada com as vindimas 2018.

  • Nos Açores

Veja a programação completa: Trail das Vindimas 2018

22 a 23 de Setembro

  • Na Madeira

A Festa do Vinho é um dos cartazes turísticos do destino Madeira que presta tributo ao precioso néctar.

Veja a programação completa: Festa do Vinho Madeira 

26 de Agosto a 09 de Setembro
  • No Porto
Poderá conferir e agenda cultural da Casa da Música, a mais prestigiada casa de concertos no Porto.  
  • Em Lisboa

Descarregue a App do Visite Comigo , disponível na Play Store e App Store

 

Os comentários estão fechados.