Setembro é sinónimo de final de estação alta (verão) para o inicio da estação media (outono) em Portugal. Podemos dizer também que neste mês, abre oficialmente a temporada das colheitas, de um dos frutos mais cobiçados para os amantes do vinho, a uva.
Já falo mais sobre este tema adiante.
Como foram os meses de verão?
O verão europeu (Junho, Julho e Agosto) é uma época muito aguardada por milhares de portugueses e turistas europeus, sabemos como o frio aqui é por um período prolongado.
Verão é sinónimo de alegria, ferias, convívios, festivais de verão, praia, sol, mar, atividades ao ar livre, piqueniques, viagem… não faltam programas incríveis para os meses de verão.
Sugiro que você descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça uma das regiões mais belas, no norte de Portugal. Tenha tudo o que precisa na palma da mão.
O clima ameno de Portugal é com certeza um grande atrativo na Europa. Nos dias de verão as temperaturas são bem convidativas. Aqui no norte de Portugal, chegaram 35º -37º graus, em Lisboa tende a ser uma pouco mais quente do que no norte, e no interior 40º graus.
Em geral, a maioria dos portugueses gozam suas férias em Agosto, devido o clima mais quente, os filhos estão de ferias da escola, as famílias tem mais tempo para convívios. Sendo assim já sabe-se que praias e monumentos são bem concorridas nessa época.
Como é o mês de Setembro em Portugal?
Visitar Portugal em Setembro, é excelente para quem gosta de tranquilidade e aprecia um clima mais ameno, com as temperaturas a rondar os 25º graus, sensivelmente, durante o dia e os 20º graus durante a noite, na primeira quinzena. Para o final do mês a temperatura tende a diminuir um pouco mais, e poderá contar com chuva em algumas regiões.
Neste mês, o dia começa dar lugar a noite, amanhecendo por volta das 07h15 e anoitecendo por volta das 20h00, no inicio do mês. Já para o final do mês, amanhece por volta das 07h30 e anoitece as 19h15.
Setembro, marca o fim do verão, o fim da época balnear e o inicio das aulas para os alunos portugueses, aos poucos o verão vai dando espaço para o outono. Os hotéis, restaurantes e até as praias são menos concorridas. Os dias vão diminuindo e as noites vão aumentando gradualmente. É lindo ver a paisagem mudar de cor e as folhas a cair, o cenário se transforma.
Vantagens de viajar para Portugal em Setembro.
Vindimas (colheita das uvas para produção do vinho);
Poderá participar da experiência de pisar nas uvas com o método tradicional;
Primeira quinzena praia menos concorrida;
Primeira quinzena menos tempo de espera nos museus e monumentos;
Rede hoteleira chega a ter preços mais atrativos;
Para quem não gosta de muito calor é o mês ideal. (meia-estação).
Desvantagens de viajar para Portugal em Setembro.
Época de chuvas e ventos;
A água do mar poderá estar mais fria;
Vindimas – Entre vinhas e vinhos
O mês de Setembro, lembra o vinho. Em Portugal abre as portas para as vindimas, as uvas estão preparadas para a grande colheita, em um maravilhoso ambiente de grande festa e alegria. Os frutos são colhidos para o vinho do ano todo ( rosé, tinto, verde, maduro, espumante, entre outros). O processo de produção já é muito moderno, mas em alguns lugares é possível participar de processos tradicionais.
Algumas quintas já estão de portas abertas no Douro, confiraaquialgumas delas. Poderá escolher ficar hospedado noHotel Vila Galé Douro****é excelente, com a localização soberba, é um hotel de eleição para quem vem a descoberta do Douro.
O clima e as chuvas durante o ano é quem determina os dias das colheitas, neste ano a colheita foi antecipada devido ao calor e tempo seco.
Foto: Visite Comigo
Na região do Douro vai encontrar a produção dos vinhos do Porto, vinho maduro e vinho verde, em outras regiões do país vai encontrar excelentes vinhos produzidos no Alentejo, Bairrada, Beiras e até no arquipélago da Madeira, entre outros lugares.
As regiões contribuem para o cultivo das distintas castas (brancas ou tintas). Independente da região, as vindimas são muito importantes para os portugueses, que aguardam, com grandes expectativas, parte do ano, por uma colheita boa e de grande qualidade, com selo português. Depois de todo este processo é aguardar pelo mês de Novembro, para juntar-se as festas das castanhas (magusto) e as provas do vinho novo.
Especificamente a região do Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, é muito frequentada nesta época do ano, a sua localização privilegiada junto aoRio Douro ,produz um dos vinhos mais cobiçados no mundo Vinho do Porto.
Foto: Visite Comigo
São muitas as atividades turisticas ligadas nesta região, com diversos passeios combinados e visitas guiadas as quintas que produzem estes vinhos especiais e selecionados, se quiser poderá entrar em contacto com aEnjoy Douro, fazem um trabalho excelente com animação turísticas e aquáticas.
Ótima opção de alojamento na região do Douro: Casa dos Becos