Lisboa- Porto: Carro, comboio, avião, autocarro. Qual a melhor opção?

Portugal vai até você
9 Fevereiro, 2018
O que fazer no Porto em dias de chuva com ou sem criança?
15 Março, 2018

Lisboa- Porto: Carro, comboio, avião, autocarro. Qual a melhor opção?

Essa é uma das questões que mais recebo ultimamente. A capital (Lisboa) e a Invicta (Porto) são as cidades portuguesas mais visitadas por turistas, oriundos de diferentes países do mundo.

Por norma os turistas que visitam Portugal, por um período de sete a dez dias, querem visitar as duas maiores cidades deste destino de forma rápida e económica.

Eu já fiz esse trajecto (ida e volta) de avião, carro, comboio ainda me falta a experiência do autocarro (ónibus), mas vou colocar aqui neste post algumas vantagens e desvantagens e minha experiência nesses meios de transportes.

Se você ama Portugal, precisa se juntar aos apaixonados por este destino, descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store. Tenha um guia exclusivo na palma da mão.

1 – Lisboa para Porto – Porto para Lisboa de carro.

Para quem tem tempo, e pretende visitar Portugal devagar, essa é uma excelente opção. Existem varias companhias de aluguel de carro, nos aeroportos de ambas as cidades, com preços relativamente acessíveis, com diárias a partir de 20 euros a diária.

O trajecto de Lisboa para Porto e vice-versa é de, aproximadamente, pouco mais de 300 Km, a este trajecto podemos acrescentar, cerca de 35- 40 euros de portagem (pedágio), mais o combustível.

Infelizmente ir de táxi, Urber e outras alternativas deste género poderá ficar de fora, se o que você pretende for custo-beneficio. Nestes tipos de serviços de transporte poderá ficar em torno de 200-270 euros.

Veja também>> Roteiro de 12 dias de carro do Norte de Portugal para Lisboa.

 

Vantagens de carro.

É interessante escolher essa alternativa, se tiver tempo. Esta opção se torna interessante para conhecer outras cidades, que habitualmente só o carro pode levar. (Óbidos, Fátima, Aveiro, Batalha entre outros destinos).

* Começo por dizer que o conforto do carro, a flexibilidade de horários (ir e vir quando apetece) sem horários marcados, são algumas das liberdades que só esse meio de transporte te oferece.

* A possibilidade de ter meios para se deslocar na cidade, quando e onde quiser.

* Ideal para quem gosta e pretende viajar devagar, sem muita pressa.

Desvantagem de carro

* Quem conduz usufrui pouco da paisagem, porque tem que estar sempre atento a condução. É cansativo.

* É um meio poluente, não sendo tão ecológico com o ambiente.

* O tempo na estrada é maior do que de avião (uma hora de voo) e de comboio (2h35-3h00) de viagem).

2 – Lisboa para Porto – Porto para Lisboa de avião.

Viajar de avião poderá ser uma excelente alternativa, a custo-beneficio, mas atenção!! só se você comprar com uma certa antecedência. Poderá encontrar na ponte aérea passagens, com um pouco de sorte a 10,00 euros, sensivelmente, mas também poderá encontrar de 99,00 euros para mais.

Como eu referi, depende um pouco da sorte e de estar atento com uma certa antecedência, são essas as características de quem consegue o bom preço.

Viajar de avião poderá ser uma das opções mais baratas, mas também poderá ser uma das mais caras.

Veja também>> O que fazer em Lisboa em 2 dias?

 

 

Vantagens de avião.

* É a mais rápida e segura, cerca de uma hora de voo.

Desvantagem de avião

* Chegar no aeroporto mais cedo para check-in e controle de bagagens.

* Os aeroportos de Lisboa e Porto, tem fácil acesso ao metro, essa informação não chegar ser suficiente para os voos em horários, não tão flexíveis, oferecido pelas companhias. Muitas vezes as companhias aéreas colocam essas promoções ou para muito cedo, quando o metro ainda nem começou a funcionar ou tarde da noite, quando os metros estão encerrados. Esteja atento a essa informação se o seu objetivo é custo-beneficio.

* Os bilhetes incluem apenas a bagagem de mão, os famosos 10 kg. Se pretende levar mais bagagem terá que sujeitar a pagar uma taxa extra, para volumes adicionais.

3 – Lisboa para Porto – Porto para Lisboa de comboio (trem).

Confesso que é a minha opção preferida, se eu tiver que fazer uma bate-volta a Lisboa, partindo do norte de Portugal, para mim é vantajoso porque tenho bom acesso ao comboio.

O comboio longo curso em Portugal, é um meio eficiente e supre as minhas habituais necessidades profissionais, você vai entender o que quero dizer nas vantagens.

Normalmente utilizo esse meio para assuntos profissionais, mas confesso que também não é um dos meios de transportes mais económicos.

Uma viagem de Lisboa-Porto ou Porto-Lisboa, chega custar no trajecto Alfa Pendular 30,80 euros por pessoa, na 2° classe e 43,10 euros na 1°classe, com duração 2h35 e no Intercidades 24,70 com duração 3h00.

 

Foto: Tabela de tarifas -CP- Visite Comigo

Muitos turistas, com reservas no Porto, sem meio de transporte próprio, para não terem que viajar de avião e passar por todo o processo de check-in e perder muito tempo em deslocações, fazem bate-volta em Lisboa de comboio. Já recebi pessoas nessas condições e vice-versa. Estão com reservas em Lisboa e querem visitar Porto. É muito comum.

A empresa Comboios de Portugal (CP) no inicio deste ano arrancou com uma super promoção com valores a partir de 10,00 euros. Competindo com as companhias aéreas que operam em Portugal. Sorte dos que conseguiram adquirir esses bilhetes.

Veja também>> Como ir do Centro da Cidade do Porto para o aeroporto?

 

Vantagens de comboio.

* As horas de viagem poderá ser aproveitada em apreciar a paisagem se tiver bom tempo.

* Tem Wi-fi por carruagem.

* Tem tomada para carregamento de telemóvel ou computador.

* Tem restaurante e serviço de bordo.

* Viajar de comboio não é tão complexo quanto viajar de avião, sem necessidade de check-in, basta comprar o bilhete online ou na bilheteira, chegar na hora certa e partir.

* As estações em Lisboa ( Santa Apolónia e Lisboa-Oriente) e no Porto a estação de (Porto-Campanhã) ficam em lugares estratégico, mesmo no centro da cidade, e próximo as estações de metro, o que facilita as deslocações.

 

Foto: Restaurante do Comboio -Visite Comigo

Desvantagens de comboios.

* Poderá ter que pegar mais do que um meio de transporte, se a sua acomodação estiver fora do centro da cidade.

* Tem wifi mas com muita gente usando a mesma internet, o sinal fica péssimo, neste caso mais vale utilizar os dados moveis.

* Não poderá despachar bagagens de porão, se tiver mais do que uma bagagem vai ter que arrumar espaço na carruagem.

* Terá que ter um planeamento, bem elaborado para suas atividades em torno dos horários disponíveis pela empresa de comboio.

4 – Lisboa para Porto – Porto para Lisboa de autocarro (onibus).

Para quem pretende viajar da Capital para Invicta ou vice-versa, essa poderá também ser uma excelente alternativa. Operado pela Rede Expresso, com saídas em Lisboa a partir de Lisboa-Oriente e Lisboa Sete-Rios (metro Jardim Zoológico) e no com saídas do Porto a partir do Campo 24 de Agosto ( estação de metro Campo 24 de Agosto).

Esta alternativa é excelente para quem deixa para última hora, com valores de 17,00 euros em cada trajeto por pessoa.

Vantagens de autocarro (ónibus).

* Confortável e ecológico no que se refere a transporte coletivo, comparado com o transporte individual.

* As horas de viagem poderá ser aproveitada em apreciar a paisagem se tiver bom tempo.

* Económica mesmo comprando com poucos dias de antecedência.

* Os bilhetes não tem variação nos valores, consoante ao dia ou fim de semana.

* Poder escolher horários flexíveis, sem sofrer aumento de tarifas.

Desvantagens de autocarro (ónibus).

* Demora na deslocação se tiver pressa.

Junta-se aos apaixonados por este destino, descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store. Tenha um guia exclusivo na palma da mão.

 

 

Os comentários estão fechados.