Belmonte – Terra de Pedro Álvares Cabral – Brasil dentro de Portugal.

Porque os turistas já não querem mais ir embora do Algarve? Com video
27 Maio, 2018
Turismo de qualidade em Portugal a baixo-custo
18 Junho, 2018

Belmonte – Terra de Pedro Álvares Cabral – Brasil dentro de Portugal.

Já algum tempo eu tinha um desejo de percorrer pelas terras da Beira-Interior em Portugal em direção ao extremo-sul, região do Algarve.

Planejar uma viagem no Norte de Portugal, não precisa de ser tão complicado. No aplicativo do Visite Comigo você tem tudo o que precisa ao alcance de um clique, dentro e fora dos roteiros habituais.

Play Store 

App Store 

Eu tinha em mente elaborar um roteiro, que estivesse incluído o interior, onde pudesse fazer pequenas paragens, obter informações sobre as regiões do interior por onde passasse, e numa próxima oportunidade com mais tempo, pudesse desfrutar de cada segredo bem guardado nesses recantos de Portugal, provar da gastronomia, conhecer a história que está por trás destas cadeias de montanhas deste rico destino, que só conseguimos apreciar com mais tempo.

E foi exatamente isso que aconteceu, com apenas cinco dias disponíveis, e com compromissos nos extremo-sul, era a oportunidade que eu estava mesmo a espera, para me aventurar pelas estradas de Portugal.

Poder ver também:

O Vinho, a Vinha e a Cultura Vínica estão na moda.

Para alguns, como já foi para mim muitas vezes, iniciar a road-trip do norte de Portugal, no meu caso partindo do ( Marco de Canaveses) até ao extremo-sul, acaba por ser mais conveniente seguir pela auto-estrada A1(Porto) até Vila Franca de Xira (entrada de Lisboa), atravessar a ponte e depois seguir pela nacional, sem medo de ser feliz, do Ribatejo até o Algarve ou a outra opção, para quem tiver mais pressa é seguir direto pela auto-estrada.

Foto: Visite Comigo

Eu, particularmente, gosto de percorrer o Alentejo pela nacional, gosto de apreciar os campos e estar em um contato mais próximo com o alentejano. Gosto de percorrer alguns quilómetros, parar em um café ou restaurante local, comprar um produto, falar com pessoas locais. Para mim o maior património de um destino é sua gente e sua cultura. Como já fiz isso algumas vezes pelo litoral, dessa vez meus planos era fazer pelo interior.

É no Interior de Portugal que estão escondidas as mais belas Aldeias em Xistos, classificadas como Aldeias de Portugal.

Foto: Visite Comigo – Aldeia do Xisto

Na Beira-Interior está um dos cenários mais deslumbrantes e históricos de Portugal, neste destino, partilha-se as histórias de um Portugal dos tempos medievais, tempos dos descobrimentos, com castelos preservados que escondem grandes episódios, muitas deles estão associadas as 12 Aldeias Históricas de Portugal.

O que não poderia faltar neste meu breve roteiro é a Aldeia Histórica de Belmonte, terra do descobridor do meu país Brasil. Fui atrás da nossa história, como tinha pouco tempo, a maior parte da minha experiência foi no castelo de Belmonte, que retrata não só a vida do descobrir do Brasil, mas suas raízes.

Você sabia que com exceção aos portugueses o público brasileiro é o segundo publico que mais visita este destino?

Eu acredito que a estação da primavera era a mais adequada para eu viver essa experiência, pois a paisagem está mais colorida, embora esse destino é aconselhado durante todo o ano, a cada estação um novo cenário. Felizmente a meteorologia prévia bom tempo, naquela semana.

Poder ver também:

Porque os turistas já não querem mais ir embora do Algarve? Com video

Foto: Visite Comigo – Aldeia Histórica de Belmonte

Minha experiência

Era manhã de um lindo sábado de céu azul, minha expectativa era muito grande em torno desta experiência, até porque do meu ponto de partida era necessário contornar a Serra da Estrela ( a cadeia montanhosa mais alta em Portugal Continental com mais 1990 metros de altitude), para chegar ao meu primeiro destino Belmonte.

Entre serras e montanhas, entre vilas e vilarejos, entre rios e ribeiros e entre pastos e estradas, lá se avistava ao longe a Serra da Estrela, que no seu cume, ainda restava algum vestígio de neve, fruto do último inverno, para brindar aquela minha manhã ensolarada.

A medida que se aproximava da Serra da Estrela, era invadida por uma ansiedade e um desejo de em vez de a contornar, subir até a torre, o ponto mais alto, mas não poderia perder o meu foco, afinal de contas, eu já estive neste destino e meu caminho era para Belmonte.

Foto: Visite Comigo – Vista para Serra Nevada da Estrela

Belmonte está localizada em Covas da Beira, com uma vista soberba para o lado oriental da Serra da Estrela. Um destino que para mim, até o momento, é uma varanda para o que há de mais pleno e puro no que diz respeito a natureza no interior de Portugal. Os contrastes panorâmicos, testifica uma força arrebatadora no conjunto paisagístico. Toda essa envolvência convida a uma longa e tranquila estada.

Foto: Visite Comigo – Aldeia Histórica de Belmonte

Não são poucas as curiosidade em torno da vida da família Cabral, antepassados de Pedro Álvares Cabral que foi o grande navegador, descobridor e explorador português, que descobriu o Brasil em 1500. Sabe-se que este descobridor, nasceu em Belmonte, fruto de uma família nobre e teve excelente educação. As informações sobre a vida de Pedro Álvares Cabral é muito escassa, mas sabe-se que foi casado com Isabel de Castro e foi pai de seis filhos.

Do alto da torre vê-se a bandeira do Brasil e a bandeira de Portugal, dado deste símbolo é proximidade desses dois países hoje irmãos.

Castelo de Belmonte não passa despercebido no alto do Monte da Esperança, datado no séc. XIII. A janela manuelina, testifica que foi residência da família Cabral, durante muitos anos, tendo sido abandonado depois de um grande incendio no seu interior. A visão panorâmica para Serra da Estrela, a partir do castelo, é magnifica e só completa este cenário com tamanha beleza e harmonia.

Foto: Visite Comigo

É possível visitar o castelo, que na sua entrada principal é composta por um grande átrio onde, possivelmente, deve acontecer alguns eventos ou espetáculos durante o ano, a Torre de Menagem traz exposições dos exemplares de escavações.

 

Foto: Visite Comigo

Foto: Visite Comigo

Foto: Visite Comigo

Foto: Visite Comigo

Principais pontos de interesse em Belmonte.

Muralhas e átrio do Castelo ( Classificado como Monumento Nacional);

Museu dos Descobrimentos (Foi habitação da Família de Cabral);

Museu Judaico ( Tem exemplares desde a Idade Média até o séc. XX utilizadas por judeus e cristãos nos hábitos religiosos);

Foto: Visite Comigo

Capela do Santo Antonio e do Calvário ( Duas pequenas capelas,uma datada no séc. XV e outra XIX, localizadas na proximidade ao Castelo);

Estatua de Pedro Alvares Cabral ( A curiosidade desta estatua é ter sido inaugurada pelo Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira) ;

Lagar de Azeite – Museu de Azeite

Ecomuseu do Zezere ( Museu interpretativo do rio Zezere desde a nascente até a Foz);

Igreja de S.Tiago e Panteão dos Cabrais.

O relógio não para, parti de Belmonte rumo a Castelo Branco com uma certeza eu vou voltar.

 

Foto: Visite Comigo

Os comentários estão fechados.