Porque a Páscoa é tão importante em Portugal?

O que fazer no Porto em dias de chuva com ou sem criança?
15 Março, 2018
Morar em Portugal
29 Abril, 2018

Porque a Páscoa é tão importante em Portugal?

Atualizado em 31 de Março de 2019.

O início da primavera em Portugal coincide com a Páscoa.

Marca um novo ciclo neste destino, um recomeço ou renovação, assim como o florescer de novas folhas nos arvoredos durante esta época. Eu acredito que muitos portugueses residentes em outros países, fora do continente europeu, deve sentir muitas saudades de estar nesta época em Portugal.

A primavera chegou em Portugal, e a Páscoa vem à caminho.

Reserve sua hospedagem aqui: Casa Senhora da Silva 

A Páscoa é celebrada pelos cristãos como a Ressurreição de Jesus Cristo, os portugueses levam isso muito a sério. Lembro-me como se fosse hoje a primeira Páscoa que passei cá, o primeiro impacto foi o choque cultural.A Páscoa é um dos eventos mais importantes para portugueses e europeus cristãos. 

Publicidade

Planejar uma viagem ou escapadinha para o Norte de Portugal, não precisa de ser tão complicado. No aplicativo do Visite Comigo você tem tudo o que precisa ao alcance de um clique, dentro e fora dos roteiros habituais.

Play Store 

App Store 

 

 

Tradição de Páscoa em Portugal

Em Portugal existem vários costumes relacionados com a Páscoa. Nesta altura é costume limpar muito bem as casas (costume de norte a sul de Portugal), para receber o Compasso (Visita Pascal), que é uma visita do padre a cada casa para abençoar o lar e todos os que lá vivem. É comum estarem reunidos todos os familiares ou amigos chegado na casa.

É também uma altura especial para as madrinhas e os padrinhos, pois na Páscoa é recordado o laço que os une aos afilhados, sendo que tradicionalmente se oferece ou troca-se entre padrinhos e afilhados as amêndoas cobertas com açúcar, chocolate ou caramelizadas, os ovos pintados (celebra a vida e nascimento) , o pão-de-ló e o folar (um bolo com um ovo cozido em seu interior), tem a versão doce e a versão salgada).

Estes doces costumam estar também em cada casa para a receção do Compasso pois é visto como um sinal de hospitalidade.

Gastronomia na Páscoa

A Páscoa neste ano é no dia 21 de Abril,  e no norte de Portugal, come-se a carne de borrego (cordeiro) ou frango assado na assadeira grande de barro, preparado de forma tradicional, estão sempre presentes, bem como o bacalhau.  A forma como é confeccionado é maravilhosa, o tempero costuma ser no dia anterior, o que proporciona um sabor que só os portugueses conseguem, é tradicional e cultural. 

Foto: Borrego assado com batata assada  – © Visite Comigo

O pão-de-ló e o folar também estão presentes na gastronomia para adoçar o paladar, assim como outras doçuras e gostosuras. rsr..

Na Região do Centro a carne está representa na chanfana ou no leitão assado, a sobremesa o bolo de massa seca doce, bolos de páscoa bem como outros doces de páscoa.

Ver artigos associados: Serra da Lousã -Aldeias do Xisto

No sul também o borrego é rei na mesa dos portugueses.

Em algumas regiões o feriado de Páscoa é no domingo e na segunda-feira. E na escola os alunos tem miniférias de Páscoa. O que é muito bom para tirar uns dias de descanso para algumas família portuguesas ou turistas.

Então se você estará em Portugal nesta época festiva, aproveite para explorar o que de melhor a natureza tem a oferecer neste país tão pequeno, mas muito rico em vários quesitos.

Viste os monumentos e museus, experimente o melhor da gastronomia, faça enoturismo prove os sabores de Portugal. Com certeza vai sair daqui mais rico do que quando chegou.

Artigos recomendados para vocês.

Deixe-se conquistar na região do Douro pelos Caminhos de Jacinto

A soberba Algar de Benagil no Algarve – Dica Ouro

Cruzeiros no Rio Douro

Casa dos Becos – Charm & Nature em Portugal

 

Faça o download do Aplicativo Visite Comigo e descubra o melhor de Portugal. 

Play Store 

App Store 

 

Os comentários estão fechados.