Museu do Douro

Eu já referi em outro post e vou mencionar novamente. É quase impossível visitar o norte de Portugal, e não viver o privilegio de viajar a bordo do comboio, por uma das linhas férreas mais lindas da Europa, linha do Douro. Eu recomendo para todos os seguidores e clientes do Visite Comigo. Paragem obrigatória.

Para Reservar Hotel no Douro

Como fui adotada pelo norte de Portugal, resido na proximidade da estação de comboio – linha do Douro – em uma região (Douro Verde) que está enquadrada entre dois Patrimónios Mundiais pela Unesco – Centro Histórico do Porto e Alto Douro Vinhateiro. Para mim qualquer desculpa vale para embarcar, sempre que possível, para esses destinos.

Foto: Linha do Douro -Visite Comigo

Hoje vamos fazer uma visita a um dos museus mais visitados no Douro Valley, o Museu do Douro.

Aconselho que você embarque na estação de Campanhã e siga viagem para a estação de Peso da Régua, conhecida por ser a capital da vinha e do vinho. Prepare-se porque a viagem é mesmo encantadora, eu diria encantadouro, rs…se preferir poderá seguir também de carro.

Em meados do sec. XVII, Marque de Pombal, criou a Companhia das Vinhas do Alto Douro, e desde então Peso da Régua (Baixo Corgo), começou a crescer no seguimento do vinho.

Os principais organismos relacionados com o vinho ( Casa do Douro, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Museu do Douro, entre outros) tem sede neste destino.

Descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça os encantos no norte de Portugal.Tenha um guia exclusivo na palma da mão.

 

 

O Museu do Douro, está enquadrado em uma paisagem, linda e verdejante, junto às margens do Rio Douro, que durante muitos anos brindam este e outros destinos com sua beleza contagiante. A totalidade dos contrastes panorâmicos do Douro, convidam a uma longa estada, pois conduz á paz, à calma, a um estado meditativo que eu diria ser maravilhoso.

Eu recomendo a visita ao Museu do Douro, por dois motivos: pelo prazer da viagem de comboio, quem já fez vai concordar comigo, enchem os olhos com tamanha beleza, e também porque a principal visão que se pode ter quando entramos porta a dentro do Património da Humanidade , é o de um escadório monumental de socalcos e patamares de vinhas, que nos levam a pensar, até onde o esforço humano necessário para viver, pôde chegar ao sublime, obrigando no passado o homem a descobrir, criar, inovar, (re)inventar e vencer obstáculos que pareciam invencível.

Foto: Douro Vinhateiro -Visite Comigo

O Museu do Douro, também conhecido como Museu do Vinho, está instalado em uma casa senhorial, é um local que identifica a cultura da Região Demarcada do Alto Douro Vinhateiro. Para os apaixonados pela cultura vínica é paragem obrigatória.

Foto: Museu do Douro – Visite Comigo

Ao primeiro impacto, somos surpreendidos por uma área bem extensa de exposições, de materiais e instrumentos utilizados pelo homem, que nos transportam à uma viagem ao passado. A partir de então, é deixar se envolver pelas memórias da região vinhateira, no centro de informação (arquivo e biblioteca), aproveite os bons momentos na sala de leitura.

 

Foto: Museu do Douro – Visite Comigo

Foto: Museu do Douro – Visite Comigo

Foto: Museu do Douro – Visite Comigo

Não vai embora sem se deleitar dos sabores do restaurante “A Companhia” e wine bar.

Foto: Restaurante “A Companhia” – Visite Comigo

Para Reservar Hotel no Douro

 

Horário de Funcionamento, Acessibilidade e Estacionamento

Horário de Funcionamento
Verão:Todos os dias, 10:00 – 18:00.
Inverno:Todos os dias, 10:00 – 17:30.

Acesso até 15 minutos antes do encerramento.
Encerrado: 25 de dezembro, 1 de janeiro, 1 de maio

Acessibilidade
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida a todos os espaços públicos e expositivos do Museu do Douro. Elevador, instalações sanitárias adaptadas e cadeira de rodas.

Descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça os encantos no norte de Portugal.Tenha um guia exclusivo na palma da mão.