Mês de Dezembro em Portugal

As cores e os sabores no Douro Verde
24 Novembro, 2017
Gralheira – Aldeia do Pai Natal.
9 Dezembro, 2017

Mês de Dezembro em Portugal

Atualizado em 01 de Dezembro de 2018.

Em Portugal, assim como no meu país (Brasil), são excelentes opções de destino para passar o Natal e o Reveillon.

Reserve sua estadia aqui: Casa Senhora da Silva

Eu amo essa época natalícia em Portugal, quem já me acompanha no blog e no Instagram (@visitecomigo), já sabe disso. A magia que envolve essa época nos convida a sonhar. Não é mesmo?

As praças e ruas dos municipios são bem convidativas para apreciar a iluminação, alguns mercados de natal, estão com suas tendas ou barracas com produtos especiais dessa época natalícia. 

Ainda sentimos os cheirinhos das castanhas assadas nas esquinas. Para você que nos acompanha fora de Portugal e tem previsão de passar por cá agora neste mês de Dezembro, tenho algumas dicas e sugestões especiais para você.

Há boas razões para escolher Portugal, como destino para suas festas de final de ano, a gastronomia, a tradição, a cultura, o clima, os mercados de natal, a decoração de natal das casas e cidades, as pequenas aldeias parecem autênticos presépios, entre outros bons motivos.

Tenha em atenção o Clima.

Vamos começar por falar do clima, em Dezembro é muito fresco e seco. Temperaturas chegam durante o dia com máximas, no norte de 10ºC à 12ºC graus e 15ºC à 20ºC graus no centro-sul. Durante a noite no norte, a temperatura poderá estar nos 3ºC graus e no centro-sul 7ºC graus, em algumas regiões do interior chegam a ter temperaturas negativas e neva em alguns casos.

Vocês poderá também consultar o clima através do aplicativo do Visite Comigo, temos a previsão do tempo de norte a sul em tempo real.

Descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça o Douro Verde que é um encanto no norte de Portugal.Tenha um guia exclusivo na palma da mão.

Tradição

Natal é uma festa de família, onde é celebrado pelos cristãos o nascimento de Jesus Cristo, os portugueses levam essa tradição muito a serio, enfeitam suas casas com decorações natalícias, iluminações, muitas casas tem árvore de natal e presépio, mas atenção, não é qualquer presépio, são presépios muito bem elaborados, com matéria-prima natural, inclusive em 2013 Portugal ganhou o Guinness, livro dos records, deixando o México para traz com o maior presépio do mundo, estava localizado na freguesia de São Paio de Oleiros, município de Santa Maria da Feira, distrito do Porto, infelizmente o presépio incendiou e está sendo restaurado. 

Em Portugal a noite de Natal, chamada “Noite da Consoada“, é celebrada com ceia farta, como prato principal na maioria das casas, o bom bacalhau crescido acompanhado com um bom azeite, vinagre, pão, alho e batatas boas e quentes, além das couves “tronchudas“, algumas casas celebram com polvo ou peru, todos os pratos acompanhado é claro de um excelente vinho. E nos restaurantes oferecem uma variedades de opções.

A noite de Natal também é um dos momentos mais aguardados, pois é a entrega das prendas. Esse é o momento mais aguardo pelos miúdos (crianças).

Já no dia de Natal, a carne é bem apreciada, na região do Douro serve o bom cabrito assado com arroz de forno, prato típico e tradicional. E a sobremesa servida tanto nas vésperas como no dia de natal, variedades de doces tradicionais, alguns conventuais, “o bolo rei” é mesmo o rei na mesa(riquíssimos em frutos secos), particularmente  adorooo….não pode faltar, além da alentria, rabanadas, tartes, entre outras delicias.

Foto: Bolo Rei  – Visite Comigo

 

Reserve sua estadia aqui: Casa dos Becos

Festividades de Natal

O Natal na Europa e em Portugal é muito único, o clima favorece muito nesta época do ano, principalmente se estiver a nevar, nesta época os mercados de natal incrementam ainda mais a quadra natalícia, uma tradição que já percorre há anos em diversos países da Europa, os mais populares estão concentrados na Alemanha e em países nórdicos, Portugal não está fora desta tradição oferecendo algumas ofertas.
Você pode estar se perguntando, mais afinal o que são os mercados de natal e onde estão

Mercados de Natal, são um tradição que nasceu na Europa, com o intuito de atrair as pessoas de uma forma alegre e muito animada para fazer suas compras de natal. Existem pequenos “quiosques ou casas de madeira” decorados tipicamente com temas de natal, muito bem iluminados, com diversos produtos para serem vendidos, dentre eles: vinho quente, especiarias e frutos secos, artesanato típicos, produtos gastronómicos, que envolvem as pessoas em um mundo mágico e colorido, com musicas natalícia, alguns mercados tem até pista de patinagem no gelo. 
Os mercados de natal estão localizados em grandes centros das cidades, nas praças ou ruas.

 

Foto: Visite Comigo

Em Portugal você poderá fazer suas compras em alguns mercados de natal, centros comerciais e vilas de natal, bem como participar de actividades e concertos de natal. 

No Porto.

Se você estiver em Portugal no dia 1 de Dezembro, poderá aproveitar para ver a inauguração da Árvore de Natal do Porto, na Praça do General H. Delgado. 

Programação Completa

Amarante

Amarante, norte de Portugal,  está uma verdadeira cidade presépio, com decorações e iluminações típica natalícia, que está disponível para todos. Vale a pena acrescentar este destino para suas compras de Natal.

Poderá consultar mais informações em:

Penafiel

Desfrute da quadra natalícia em Penafiel, está lindíssima com arvore de Natal mágica com 25 metros de altura. Passei pelas ruas, admire as decorações e desfrute do comercio local.

Penafiel Cidade Natal

 

Cinfães

Visite a Aldeia do pai Natal na Gralheira, o pai natal chega no dia 8.

Atividade para crianças e adultos…
Celebração do Natal…
Eventos musicais e desportivos…
Preservação dos património natural e cultural…

Aldeia do Pai Natal 

 

Guimarães 

A cidade berço de Portugal já está com uma belíssima decoração de natal, iluminada e preparada para receber seus visitantes. 

Guimarães- Cidade Natal

 

Óbidos 

– Óbidos já está em clima de festa, aguardando seus visitantes a partir do dia 30 de Novembro até o dia 06 de Janeiro de 2019. A Vila já é um charme, podemos dizer que é uma das maiores atrações de Natal em Portugal, com diversas actividades para miúdos e graúdos, pista para patinagem no gelo, pinturas, carrocel, entre outras actividades.

Poderá consultar mais informações em:


Óbidos Vila Natal

 

 

Penela

Penela é considerado o maior presépio vivo em Portugal, em cima na encosta a presença do Castelo Medieval, incrementa ainda mais este magnifico cenário recriado por personagens de um verdadeiro presépio tradicional português. Nesta visita você vai encontrar o Presépio Animado no Castelo, Presépio Tradicional do Espinhal, Presépio ao Vivo, Animação Infantil e Hora do Conto, Mercadinho de Natal, Comboio de Natal e muito mais. Vale a pena uma visita em família, reserve um momento.

Para mais informações em:

Natal em Penela

 

Foto: Visite Comigo

Lisboa

Com o Natal na porta, Lisboa já está iluminada, desde o dia 24 de Novembro, com várias decorações espalhadas, que encantam seus visitantes, inclusive a arvore de natal com 30 metros de altura.

Não deixe de visitar a Praça do Comercio e a Praça D. Pedro IV( Rossio). Poderá contar com muitos eventos e actividades.

O Mercado de Natal espalhados por zonas da cidades: na Baixa, a Praça da Figueira, o Príncipe Real, Avenida da Liberdade, também são excelentes opções. Com o turismo em alta na capital lisboeta, desfrute de muita vida nas ruas e comércios.

Circo Natal do Coliseu em Lisboa

Wonderland lisboa

Natal em Lisboa

Reveillon em Portugal

 

Reveillon no Porto

– No Porto por exemplo no dia 31 de Dezembro, muitas pessoas escolhem o Douro como cenário para dar o primeiro brinde na entrada do novo ano.

– Alguns portuenses ou turistas preferem estar presentes nos concertos que ocorrem na Avenida do Aliados, onde habitualmente ocorrem um concerto, com inicio as 23:00hs.

Reveillon em Lisboa

– A belíssima capital de Portugal, com temperaturas a rondar os 15 graus no dia 31 de Dezembro, muitos preferem começar o ano na famosa Praça do Comercio, lugar ideal  para ver e apreciar a queima dos fogos de artifícios, muitos portugueses acrescentam a esta data, uma dose de superstição, comendo 12 uvas passas e tomando champanhe.

Reveillon na Ilha da Madeira.

– A Ilha da Madeira é conhecida por muitos motivos, o bom vinho madeira e também pelos espetaculos de fogos de artifícios na entrada do novo ano. Uma das festas mais desejadas por muitos portugueses e turistas espalhados pelo mundo. Este evento tem o reconhecimento do Guinness como o maior fogos de artifícios do mundo.

Ver mais: Natal e Reveillon na Madeira

 

– Para alguns esta espectacular exibição é vista do mar, onde os maiores navios do mundo, cruzam o Atlântico para atracarem na ilha da Madeira para as festas de Reveillon.

Faça o download gratuito do nosso aplicativo e nos acompanhe nas redes sociais. 

Instagram: @visitecomigo

Facebook:Visite Comigo

Youtube:Visite Comigo

 

 

Os comentários estão fechados.