As cores e os sabores no Douro Verde

Óbidos Vila Natal
22 Novembro, 2017
Mês de Dezembro em Portugal
1 Dezembro, 2017

As cores e os sabores no Douro Verde

A região do Douro Verde, está entre dois importantes Patrimónios da Humanidade, na região norte de Portugal – Centro Histórico do Porto e Alto Douro Vinhateiro.

Um lugar singular, de uma beleza arrebatadora, que ano após ano, tem atraído milhares de turistas oriundos de diferentes partes do mundo, para esta região, não só pela paisagens e infinidade de atividades e interesses turísticos, que a região proporciona, mas também pela excelência da gastronomia, confeccionado pelas mãos de verdadeiros artistas.

A lista que apresento é muito pequena, comparada a grande quantidade de opções de restaurantes, cafés, bares que a região tem, mas desses não poderei deixar de falar, especialmente porque muitos deles abriram suas portas nos últimos dois ou três anos, trazendo uma nova dinâmica, movimento e animação a esta região, quebrando muitos protocolos, mas caindo na graça dos apreciadores da boa gastronomia, seja ela nacional ou internacional. Há restaurantes para todos os gostos, com diversos tipo de cozinha, preços e ambientes e serviços….ah!! o serviços é prioritariamente valorizado. Vou mencionar, hoje apenas duas regiões Marco de Canaveses e Baião.

 

Descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça o Douro Verde que é um encanto no norte de Portugal.Tenha um guia exclusivo na palma da mão.

 

1- Bodeguita do Bom Retiro -Marco de Canaveses

A serenidade do ambiente e a gentileza do anfitrião Jose Luís, com certeza faz a diferença no Centro Histórico do Marco de Canaveses. O aconchegante e confortável espaço, originalmente decorado com as rolhas das garrafas de vinho,assinadas pelos clientes, tornam a Bodeguita do Bom Retiro um espaço único, nesta região. A gastronomia baseia-se nos produtos de excelência, deste destino e nas técnicas da cozinha tradicional conjugada com a contemporânea, com pratos muito bem elaborados, cheio de sabores, mas sem complicações e facilmente reconhecível por qualquer pessoa, como se verifica Ninho” de presunto, alheira, bacon e ovo.

Foto: Bodeguita do Bom Retiro – Folhado de frango com batata dourada

 

Morada: Alameda Dr. Miranda da Rocha, 259, Marco de Canaveses

Tlm: 912 237 079

 

2- Pianíssimo – Marco de Canaveses

O espaço é surpreendentemente agradável e clássico, fácil de localizar, no edifício Sonae. A esplanada aberta e a sala com paredes de vidro, brindam os clientes com uma belíssima vista panorâmica para a Serra da Aboboreira. O anfitrião…ah!! o anfitrião Pedro é de uma simplicidade e simpatia que contagia, sabe aquela sensação boa de que estamos a almoçar em casa, é assim no Pianíssimo e o melhor de tudo é que transmite essas qualidades para seus pratos saborosos, servido com discreta elegância, sempre aromatizados e cheio de cores. A ementa é organizada, com excelentes sugestões do dia. A sobremesa é tão boa no que se vê, como no que se come.

 

Foto: Pianíssimo – Salada Tropical

Foto: Pianíssimo

Morada:Av. Francisco Sá Carneiro, edf. Sonae, Marco de Canaveses

Telefone: 255 532 350

 

 

3- Restaurante de Tormes – Baião

O Restaurante de Tormes, está localizado em Santa Cruz do Douro, em Baião. A moldura do Eça pendurada na parede, não nos deixa enganar, estamos a um passo da Fundação Eça de Queiroz . Enquadrado em uma paisagem magnifica, tem como especialidade as ementas queirosianas, preparada criteriosamente pelo chef Antonio Queiroz. A confecção genuína e a originalidade, acompanhados dos melhores produtos da região, imortalizam as iguarias citadas por um dos maiores mestres da língua e literatura portuguesa. A mesma gastronomia que encantou o escritor continua a encantar os seus visitantes. Além da atividade normal, o Restaurante de Tormes promove refeições temáticas na segunda sexta-feira de cada mês. Paragem Obrigatória em Baião.

Morada: Caminho de Jacinto, 3110 – Quinta de Tormes

Santa Cruz Do Douro, Porto, Portugal

Tlm: 916 252 664

Foto – Restaurante de Tormes

 

Foto: Restaurante de Tormes -Bacalhau Dourado, Puré de Caldeirada 

 

4- Hamüu Sushi

O Marco de Canaveses não é um dos maiores centros gastronómicos do mundo, mas confesso que comer no Hamüu Sushi é uma arte. A sala principal é perfeita, aconchegante, moderna e limpa,bem como as duas esplanadas. Ideal para quem aprecia degustar da comida internacional japonesa. Essa foi uma aposta de Daniel Rocha, os marcoenses e visitantes não se queixam. Na minha passagem no Hamüu Sushi, tive a sorte e privilegio de constatar que o peixe é fresco e seu corte, perfeito. Cada alimento passa por um rigoroso controle de qualidade e isso justifica aquela explosão de sabores do Sushi, Temaki, Uramaki entre outros palato peculiar.

Morada: Rua João Baptista Teixeira da Mota, 16, Marco de Canaveses

Telefone: 255398617

 

 Foto: Hamüu Sushi 

Foto: Visite Comigo

 

Os comentários estão fechados.