Foto: Linha do Douro -Visite Comigo
Hoje vamos fazer uma visita a um dos museus mais visitados no Douro Valley, o Museu do Douro.
Aconselho que você embarque na estação de Campanhã e siga viagem para a estação de Peso da Régua, conhecida por ser a capital da vinha e do vinho. Prepare-se porque a viagem é mesmo encantadora, eu diria encantadouro, rs…se preferir poderá seguir também de carro.
Em meados do sec. XVII, Marque de Pombal, criou a Companhia das Vinhas do Alto Douro, e desde então Peso da Régua (Baixo Corgo), começou a crescer no seguimento do vinho.
Os principais organismos relacionados com o vinho ( Casa do Douro, Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Museu do Douro, entre outros) tem sede neste destino.
O Museu do Douro, está enquadrado em uma paisagem, linda e verdejante, junto às margens do Rio Douro, que durante muitos anos brindam este e outros destinos com sua beleza contagiante. A totalidade dos contrastes panorâmicos do Douro, convidam a uma longa estada, pois conduz á paz, à calma, a um estado meditativo que eu diria ser maravilhoso.
Eu recomendo a visita ao Museu do Douro, por dois motivos: pelo prazer da viagem de comboio, quem já fez vai concordar comigo, enchem os olhos com tamanha beleza, e também porque a principal visão que se pode ter quando entramos porta a dentro do Património da Humanidade , é o de um escadório monumental de socalcos e patamares de vinhas, que nos levam a pensar, até onde o esforço humano necessário para viver, pôde chegar ao sublime, obrigando no passado o homem a descobrir, criar, inovar, (re)inventar e vencer obstáculos que pareciam invencível.
Foto: Douro Vinhateiro -Visite Comigo
O Museu do Douro, também conhecido como Museu do Vinho, está instalado em uma casa senhorial, é um local que identifica a cultura da Região Demarcada do Alto Douro Vinhateiro. Para os apaixonados pela cultura vínica é paragem obrigatória.
Foto: Museu do Douro – Visite Comigo
Ao primeiro impacto, somos surpreendidos por uma área bem extensa de exposições, de materiais e instrumentos utilizados pelo homem, que nos transportam à uma viagem ao passado. A partir de então, é deixar se envolver pelas memórias da região vinhateira, no centro de informação (arquivo e biblioteca), aproveite os bons momentos na sala de leitura.
Foto: Museu do Douro – Visite Comigo
Foto: Museu do Douro – Visite Comigo
Foto: Museu do Douro – Visite Comigo
Não vai embora sem se deleitar dos sabores do restaurante “A Companhia” e wine bar.
Foto: Restaurante “A Companhia” – Visite Comigo
Horário de Funcionamento, Acessibilidade e Estacionamento
Horário de Funcionamento
Verão:Todos os dias, 10:00 – 18:00.
Inverno:Todos os dias, 10:00 – 17:30.
Acesso até 15 minutos antes do encerramento.
Encerrado: 25 de dezembro, 1 de janeiro, 1 de maio
Acessibilidade
Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida a todos os espaços públicos e expositivos do Museu do Douro. Elevador, instalações sanitárias adaptadas e cadeira de rodas.
Descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Store e App Store, e conheça os encantos no norte de Portugal. Tenha um guia exclusivo na palma da mão.