Quais os benefícios de viajar para Europa no inverno?

Essa é uma das grandes questões que recebo pelo menos uma vez por semana, confesso sendo eu uma brasileira e muito friolenta, morando em Portugal já alguns bons anos, que vale muito a pena enfrentar a onda de frio no hemisfério norte e saiba que junto com o frio vem muitos benefícios.

Quando cá cheguei, pensei que esse seria um dos meus maiores problemas, mas não foi. Aproveito o (Outono, Inverno e Inicio da Primavera) que são os períodos mais frio do ano, durante os meses de (Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril) para tirar o melhor partido dos benefícios que os bons ventos me trazem.

Descarregue a App do Visite Comigo, é GRÁTIS e junte-se aos muitos apaixonados por este encantador destino que é Portugal. 

App Store

Play Store

 

 

Quais as vantagens de viajar para Europa no inverno?

1- Preços baixos em Hotéis e Restaurantes.

Uma das grandes vantagens é os valores nos hotéis, alojamentos e restaurantes, que normalmente no inverno costumam ser bem mais barato e o serviço com mais qualidade. Diferente da época do verão que são muitos os hospedes ou clientes para atender e o serviço nem sempre tem qualidade.

Já aconteceu com você de levar bons minutos para fazer o check-in no hotel ou levar muito tempo para ser atendido no restaurante por estar cheio? Quem não gosta de esperar muito, talvez essa seja a melhor época para viajar.

Foto: Visite Comigo -Hotel Vila Galé Douro

2- Passagens aéreas mais baratas

No inverno, costumam ter aquelas promoções relâmpago de passagens aéreas em companhias Low Cost ( como Ryanair e a Easy Jet). Poderá encontrar bons preços a baixo custo para Europa. Ajuda muito na hora de preparar roteiros.

3- Menos fila

Para quem não curte muito tumulto e longas horas de espera em filas, nesta época é muito bom para visitar os museus, monumentos entre outros interesses turísticos, são menos concorridos.

4- Neve

Nesta época conte com clima muito chuvoso e com alguma neve. Portugal comparado com países da Europa até apresenta pouca neve. Elas normalmente aparecem em terras altas como a Serra da Estrela, o único lugar em Portugal com estação de esqui. Na Europa central e do norte poderá esperar por muita neve e frio. Aproveite e desfrute do clima e da paisagem pintada de branco.

Foto: Visite Comigo

5- Grandes saldos e promoções.

Se essas palavras soam como músicas para os seus ouvidos, saiba que a maioria das lojas de rua e nos centros comercias os saldos começam desde o dia 26 de Dezembro. Algumas lojas costumam oferecer descontos de 50% até 70% e não faltam clientes. 

 

6-  Festas de Fim de ano

Na época do Natal e Ano Novo são excelentes para visitar Portugal e Europa. As decorações nas cidades e aldeias, os mercados típicos de natal, os concertos em grandes casas de musicas são algumas das grandes atrações. Se você gosta de concertos na virada do ano, com fogos de artifícios, saiba que normalmente eles acontecem nos centros das grandes cidades. Em Portugal poderá assistir em Lisboa, Porto e o maior na Ilha da Madeira, já entrou para o Livro dos Recordes.

 

Foto: Fim de Ano Ilha da Madeira – Visit Madeira

Quais as desvantagens de viajar para Europa no inverno?

1- O Frio

Se você não gosta e não curte o frio, então precisa visitar a Europa em outra época do ano. Ou talvez procure visitar países em que o clima seja mais ameno, como sul de Portugal e Espanha ou algumas ilhas do Mediterrâneo. Levando em consideração que mesmo o clima sendo ameno, não vai ter praia, nenhuma delas são vigiadas.

 

2- Época de muita chuva e neve.

Nesta época conte com clima muito chuvoso e com alguma neve. Portugal comparado com países da Europa até apresenta pouca neve, elas normalmente aparecem em terras altas como a Serra da Estrela, único lugar com estação de esqui. Na Europa central, leste europeu e no norte poderá esperar por muita neve e frio.

É lindo ver a neve a cair, eu particularmente gosto muito, mas lembre-se que dependendo do país de destino, dificulta um pouco na deslocação dentro das cidades, o chão é bem mais escorregadio exigindo que você tenha calçados adequados.

 

Foto: Visite Comigo

3- Atrasos

Dependendo do país de destino, onde ocorrem muita queda de neve, poderá ter algum atrasos em voos ou transportes públicos. Por exemplo neste mês na Europa está ocorrendo muitas tempestades de neve, que acabam por causar transito e tumulto. Evite grandes conexões aéreas e deslocações neste período. Procure comprar voos diretos para seu destino final.

 

4- Dias s curtos

No inverno os dias são curtos e as noites longas no hemisfério norte, o que eu quero dizer com isso? Se o seu destino for Portugal, por exemplo, em Dezembro amanhece quase já pelas 08h00 da manhã e anoitece pelas 17h00. No norte da Europa os dias são mais curtos ainda. Alguns lugares de interesses turísticos também tem horário de inverno, fechando mais cedo. Tenha atenção a esta informação na hora de preparar seu roteiro.

E por falar em roteiro, descarregue a aplicação do Visite Comigo e otimiza seu roteiro no norte de Portugal. Se você é apreciador (a) de vinho, acrescente a experiência de enoturismo disponíveis na aplicação, temos opções de alojamentos, restaurantes e muitos pontos de interesse turísticos com geo-localização referenciada. Junte-se aos muitos apaixonados por este destino.