Falando sobre o Douro Verde, podemos começar por falar em Marco de Canaveses, uma cidade privilegiada pela presença marcante de dois importantes rios na Península Ibérica, o Douro e o Tâmega, ambos nascidos em Espanha.
Publicidade.
Planejar uma viagem no Norte de Portugal, não precisa de ser tão complicado. No aplicativo do Visite Comigo você tem tudo o que precisa ao alcance de um clique, dentro e fora dos roteiros habituais.
Existem sinalizações que para muitos não dizem nada, mas para outros quer dizer de volta a casa, essa é a sensação de muitos imigrantes que deixaram suas terras, em lágrimas, em busca de novas oportunidades.
Foto: Ponte Sobretâmega -Visite Comigo
Foto: Ponte Sobretâmega -Visite Comigo
Nas férias do verão, quem visita o Marco de Canaveses tem a possibilidade de aproveitar, durante a época balnearia, a Praia Fluvial de Bitetos em Alpendorada no rio Douro.
Por essas terras o rio Tâmega, se destaca mais para a prática de pesca e outros desportos aquáticos, do que para praia fluvial, mas em alguns pontos é possível também dar bons mergulhos neste rio. Existem também outras praias fluviais de afluentes dos rios Douro e Tâmega, que estão neste momento desapropriadas para banho, como a da Pontinha e do rio Ovelha.
Foto: Praia dos Bitetos -Visite Comigo
Essa terra também abre caminhos para atividades ao ar livre como as caminhadas por percursos naturais, andar de bicicleta por trilhos e descobrir o melhor das serras da Aboboreira e Montedeiras, entre outros destinos. Se você é um caminhantes solitário, quero compartilhar com você que existem muitos grupos organizados, que se reúnem para desfrutar de momentos descontraídos durante as caminhadas, são excelentes oportunidades para fazer novas amizades. Minha sugestão é os grupos organizados pela “AARO” e pelos “Pés Ligeiros caminhantes”.
Foto: PR6 Tongóbriga -Visite Comigo
Foto: Ribeira das Covas -Visite Comigo
Foto: Moinho de Água -Visite Comigo
Foto: Moinho de Água -Visite Comigo
Claro que também não posso deixar de fazer menção de um ícone muito importante nesta maravilhosa cidade, o miradouro da Sra. do Castelinho, um lugar especial e eleito pelos marcoenses, o espaço dedicado aos imigrantes que partiram para outras terras, mas sempre que podem retornam para a terra tão amada. Nas férias de verão é um ponto de encontro, com festa. Este miradouro está localizado em Avessadas e Rosém. Quem visita este espaço, além de ter uma vista panorâmica de parte da cidade do Marco de Canaveses, poderá também passar bons momentos de descontração em família, em um parque de merendas.
Foto: Igreja da Sra. do Castelinho -Visite Comigo
Foto: Miradouro Sra. Castelinho -Visite Comigo
Outros destaques na cidade de Marco de Canaveses, é a forte presença do património arqueológico milenar do Tongóbriga, do património arquitetónico com a mistura da antiguidade com o contemporâneo como as Obras de Fidalgo e a Igreja de Santa Maria do arquiteto Siza Vieira.
Foto: Tongóbriga -Visite Comigo
Foto: Igreja de Sta. Maria -Visite Comigo
Pode completar também sua visita ao Marco de Canaveses passando pelo Museu da Carmem Miranda, Museu da Pedra e o Museu do Linho.
Eu vou hoje destacar o Museu da Carmen Miranda, por chamar a atenção de quem visita o Marco de Canaveses.
Maria do Carmo, nascida em Marco de Canaveses, entrou para a história como Carmen Miranda, teve a sua passagem em diversos países, dentre eles o Brasil, ela inventou um ícone tão forte no Brasil, que se confunde com a própria identidade deste país. O Museu da Carmen Miranda, localizado no centro da cidade, retrata a vida da Pequena, mais Notável mulher marcoense. Se você ainda não teve a oportunidade de visitar o Museu da Carmen Miranda, não perca mais tempo, acredito que vai surpreender-se.
Foto: Museu Carmen Miranda -Visite Comigo
O Museu da Pedra, em Alpendorada, revela: “A relação do Homem com a pedra é tão antiga como a existência do próprio homem, dela nos falam os vestígios já descobertos e os que vão se descobrindo”. A sugestão é para que você reserve um tempo para uma visita ao Museu da Pedra. Você vai ver o quanto a pedra está presente em nossas vidas nos dias de hoje, sendo que há mais de dois milhões de anos a pedra começou a ser lascada, para se transformar no mais longo instrumento da vida humana.
Sugestão de alojamento em Marco de Canaveses: Casa dos Becos
Foto: Museu da Pedra -Visite Comigo
Foto: Museu da Pedra -Visite Comigo
As tradições culturais mantêm bem viva a memória no cultivo e no preparo de uma excelente gastronomia e doces regionais, que somados aos vinhos verdes se tornam um grande atrativo turístico, bem como as casas de turismo rural e de habitação, que no conjunto proporciona uma experiência incrível no contacto direto com a tradição e a natureza.
Existem muitos outros pontos de interesse, como a Igreja de StªMaria, a Ponte do Arco, entre outros, fiquem atentos que em breve vamos compartilhar mais informações da cidade de Marco de Canaveses. Por agora você poderá consultar o site e conferir artigos relacionados com este.
Poderá ver outros conteúdos associados:
Siga o Visite Comigo nas redes sociais:
Facebook:Visite Comigo
Instagram: @visitecomigo
Youtube: