Atualizado em 17 de Maio 2019.
Os Passadiços de Paiva é sem sombra de dúvida, uma das principais atrações turísticas que nos temos no norte de Portugal.
É daquelas atividades e experiência que fica perfeita para qualquer estação do ano.
Foto: Rio Paiva – Visite Comigo
Os Passadiços do Paiva é um projeto incrível que vale a pena visitar, seja sozinho ou acompanhado. Foi eleito em três edições seguidas (2016,2017 e 2018) do World Travel Awards (considerados os “Óscares” do Turismo a nível mundial) como o melhor projeto inovador da Europa. Saiba que foi eleito nas edição de 2017, em duas categorias: Europe’s Leading Tourism Development Project e Europe’s Leading Tourist Attraction e na edição de 2018: Europe’s Leading Tourist Attraction. Não há projecto na Europa comparado a essa atração turisticas.
Foto: Rio Paiva – Visite Comigo
Depois de dois incêndios um em 2015 e outro que ocorreu 2016, que infelizmente destruiu parte do Passadiços do Paiva, no dias de hoje encontra-se apto a receber seus visitantes.
Mediante a estes acontecimentos, os Passadiços do Paiva continua a ter reconhecimento internacionalmente pela inovação e criatividade, excelente noticia para o turismo na região norte de Portugal.
Sugestão de Acomodação Aqui.
Veja neste video a minha segunda experiência nos Passadiços do Paiva.
O que são os Passadiços de Paiva?
Os Passadiços do Paiva é considerado os passadiços mais famosos da Europa, essa boa imagem deve-se a uma estrutura maravilhosa de 8 km, com uma belíssima e surpreendente paisagem natural, ao longo do Rio Paiva, considerado um dos rios mais puro em Portugal e da Europa.
Essa atração turística convida aos preparados e menos preparados, a uma caminhada deslumbrante por caminhos sobre madeira de pinho, que parece não ter mais fim, suspensa sobre falésias, onde se respira o ar puro, ao som da natureza e das águas mais selvagens de Portugal.
É impossível ficar indiferente em meio a tanta beleza natural. Saiba também que o Rio Paiva é famoso por suas aguas bravas ideais para o rafting.
Foto: Rafting Rio Paiva -Visite Comigo
O acesso antes do primeiro incêndio era livre para os caminhantes, agora está limitado para 3.500 pessoas, e a inscrição é obrigatória no site e está sujeita a um pagamento mínimo de 1 euro pela internet e 2 euros na bilheteira.
Poderá comprar Aqui.
Milhares de visitantes oriundos de diferentes nacionalidades já passaram por aqui, e o Visite Comigo esteve lá antes do incêndio e vou compartilhar com você algumas dicas gerais.
Foto: Inauguração – Visite Comigo
A nossa experiência primeira experiência.
Éramos três pessoas, iniciamos o nosso trajeto após o almoço, numa tarde de domingo, sem grandes planejamentos e informações, fizemos 16 km (ida e volta) começamos por Espiunca.
O percurso faz ligações entre Areinho e Espiunca (próximo a Alvarenga) o percurso integra agora Geopark de Arouca, com uma presença forte de quartzo praticamente durante todo o percurso.
Durante o trajeto ao som das águas do rio tem muitas atrações, como a praia do Vau, essa praia pode ser encontrada no meio do percurso, e pode ser um bom local para fazer piqueniques e dar alguns mergulhos para relaxar e refrescar em dias quentes de verão. Outra opção para realizar as refeições é pequeno restaurante no local, junto a praia do Vau.
Em breve será inaugurada outra atração turisticas, a ponte transparente, será muito interessante para atrair novamente aqueles que por lá já passaram.
A caminhada pode levar de 2 a 3 horas de acordo com a resistência física de cada um, no nosso caso, demorou um pouco mais, pois a cada trecho, fizemos paragens o que, normalmente, é um convite para ótimas fotografias. rsrs…
Também existe uma ponte suspensa, durante o trajeto que é muito divertida e convidativa. Confesso que tivemos uma excelente experiência nesta passagem.
Foto: Ponte Suspensa -Visite Comigo
Uma das grandes atrações que serve de consolo para os caminhantes é a cascata das Aguieiras. Durante todo o percurso é possível observar os pássaros e ao som dos ventos sobre as folhas é notável observar que os obstáculos são transformados em surpreendentes miradouros.
Foto: Cascata das Aguieiras -Visite Comigo
Tudo isso é só uma preparação para o que vem a seguir, um dos maiores desafios é a subida de cerca de 500 degraus com uma vista brutal a quase 400 metros de altitude.
Esse trajeto feito pelas escadas permite um acesso que antes era impossível de alcançar a pé e você poderá contar com a presença de miradouros fantásticos, e com paisagens que também te ajudará a repor o seu fôlego. Suba cada degrau admirando a belíssima paisagem, respire fundo e vai em frente. É certo que irá se surpreender assim como nós nos surpreendemos.
Foto: Escadaria- Foto J.Luiz
Quando chegar lá em cima, se for no verão você vai ver a cascata com menos água correndo pelas falésias, já no inverno é possível avistá-la com mais força. Para alguns a caminhada da por encerrada aqui, mas para outros seguem um caminho de terra batida que te levará para o outro lado, em Areinho, onde continua o passadiço e que dá acesso a famosa garganta do rio Paiva, vale muito a pena. Um verdadeiro espetáculo da natureza.
Segue algumas dicas importantes para auxiliar o planeamento de uma futura visita aos Passadiços de Paiva.
Dicas gerais sobre os Passadiços do Paiva
Aproveite e depois compartilha connosco como foi a sua experiência.
Se você tiver interesse em um conteúdo em especial escreva para:
Acompanhe o Visite Comigo nas redes sociais:
Instagram: @visitecomigo
Facebook: Visite Comigo
YouTube: Visite Comigo
1 Comentário
[…] O Visite Comigo esteve nos Passadiços de Paiva, você poderá conferir neste link e ter dicas e informações. Visite Comigo – Passadiços de Paiva. […]