Sexta-feira Santa

Portugal é um dos países mais religiosos e católico da Europa, e como é evidente esta data não passa despercebido. É feriado nacional.

 

É a data em que os cristãos lembram o julgamento, crucificação, morte e enterro de Jesus Cristo, através de diversos rituais religiosos.Celebra-se na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa, também é conhecido por Sexta-Feira da Paixão. A data para é celebrada desde a Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Vigília Pascal.

 

Existe muita tradições durante este período como por exemplo a chamada Endoenças:

 

“Endoenças designa a procissão que tem lugar na noite de quinta-feira santa, integrada no ciclo festivo pascal da igreja católica romana, em que se promove o arrependimento e penitência conjunta dos membros da comunidade, e também o pedido de indulgência, como preparação para a celebração da Páscoa.

 

No lugar e na região envolvente, o termo endoenças abrange, na linguagem comum, o todo em que o evento se integra, incluindo por isso a sexta-feira santa, em que o percurso da procissão é simétrico ao de quinta, ou mesmo a generalidade das práticas da semana santa”. Fonte: CM-Penafiel

 

Foto:Visite Comigo

Siga o Visite Comigo nas redes sociais:

Site:visitecomigo.com
Facebook:Visite Comigo
Instagram:@visitecomigo

Youtube:Visite Comigo