Sintra para quem tem poucos dias

Mês de Agosto em Portugal
1 Agosto, 2017
Viagem Medieval – Santa Maria da Feira
7 Agosto, 2017

Sintra para quem tem poucos dias

Sintra é um daqueles destinos mágicos.

Um lugar cheio de encantos e mistérios que parece de saído de um conto de fadas.

Eu já perdi as contas das vezes que já estive neste cenário, e confesso que não conheci tudo. Não foi por acaso que Sintra foi classificada como Património da Unesco, se você tiver programada uma viagem para Lisboa, sugiro que você visite este destino.

Sintra é uma vila lindíssima portuguesa, privilegiada pela beleza natural e um clima ameno, que atraiu a nobreza e elite de Portugal no passado, que aproveitaram este belíssimo cenário para construir palácios requintados e residências sumptuosas. Sintra é desde sempre uma viagem complementar para quem visita Lisboa.

 

Foto: Visite Comigo

A oferta turística é enorme, composta por monumentos nacionais, palácios, ruínas antigas e habitações, algumas dessas ofertas poderá ser visitada na região.
Sintra é uma vila pequena, mas traz marcas de grandes episódios que fizeram parte da história em Portugal, você poderá conferir em uma visita, garanto que você ficará surpreendido com este cenário.

*Um dia em Sintra é muito pouco…..

Inicio este post já dizendo que um dia em Sintra não é suficiente para explorar as grandes variedades das ofertas turísticas deste destino, mas vou aqui mencionar alguns lugares essenciais e especiais para mim, paragem obrigatória, e você poderá impulsionar no seu roteiro. 

Aconselho em dizer que, pela manhã, tome um excelente pequeno-almoço(café-da-manhã) e prepare-se, porque esse dia em Sintra promete. Vamos a isso!!!

Se estiver de carro, aconselho por deixa-lo em um local adequado e comece a explorar o centro histórico de Sintra, caminhe pelas ruas e vielas estreitas, imaginando tempos medievais, visite o Palácio da Vila, um museu de azulejos, datado no séc XIV.

Depois de caminhar pelas ruas estreitas, sugiro que visite um dos lugares mais místico deste destino, a famosa Quinta da Regaleira, entre pelos seus portões de ferro e deixe-se levar por este misterioso palácio. Um palácio do séc XIX, uma decoração rica em detalhes, rodeado por  belos jardins, com diferentes espécies da fauna e flora, vai encontrar algumas curiosidades interessantes, por exemplo, praticamente todas as rotas vão dar a entrada ao poço iniciático, algumas entradas apresentam luz, eu quando lá estive vivi a experiência; “a luz no fim do túnel”.

Foto: Visite Comigo

Entrei por um túnel pequeno e foi dar ao famoso poço. A escadaria é dividida em 9 patamares com 15 degraus cada um, com uma localização privilegiada e o mais incrível é que a luz que vem de fora preenche todos os andares, é incrível. Um sensação que não dá para explicar.

 

Foto: Visite Comigo

Foto: Visite Comigo

 

Foto: Visite Comigo

 

Castelo dos Mouros e Palácio da Pena

 

De acordo com a minha experiência, sugiro o almoço antes de subir a serra para visitar o  Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.
Para a subida a serra, muito atenção se você estiver de carro, pois a subida é muito estreita, além de muito bela.

Vou fazer aqui duas observações antes de descrever sobre esses dois monumentos;

 Se você estiver sozinho ou mesmo acompanhado de um pequeno grupo, se o grupo estiver com muita disposição para caminhar, tanto faz começarem pelo Castelo dos Mouros ou pelo Palácio Pena. Vou partilhar neste momento uma experiência – negativa – que tive com um pequeno grupo, na minha primeira vez em Sintra.

Como referi, eu estava com um grupo pequeno, decidimos comprar bilhetes combinados para Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena, começamos pelo castelo e no final acabamos por não visitar o palácio. A maioria dos que estavam presentes, ficaram cansados na visita ao Castelo e perderam a vontade de visitar o Palácio da Pena. O que aconteceu com bilhete comprado? Pedi. Para mim, particularmente, pior do que perder o dinheiro, foi não ter começado a visita pelo Palácio da Pena. Então estejam atentos, se tiverem mais do que um dia em Sintra, poderá avaliar as condições do grupo e retornar no dia seguinte, descartando assim o bilhete combinado.

Como a minha primeira visita a Sintra foi frustrada, fui embora sem conhecer o Palácio da Pena, deixei para segunda visita a Sintra, ou seja, no ano seguinte.

 Para a subida ao Palácio da Pena, a partir da bilheteira, se estiverem mais cansados, existem auto-carros(bus) com saída de 10 em 10 minutos, por um  valor de 3 euros por pessoa, o trajecto é da bilheteira até propriamente ao Palácio da Pena, ou poderá subir a pé, cerca de uns 20 minutos, vale a pena, pois é composto por belíssimos jardins. 

 

*Castelo dos Mouros

Um antigo castelo em ruínas datado Séc. VIII a XII. Restaurando no século XIX, a partir de suas muralhas é possível avistar a bela Sintra e sua região, o oceano Atlântico. Um castelo cheio de grandes histórias.

 

Foto: Castelo dos Mouros

 

*O Palácio da Pena

Palácio da Pena, é surpreendente lindo, destacado por ser colorido entre a natureza envolvente, um verdadeiro refúgio botânico, um verdadeiro exemplar na arquitectura portuguesa, poderá observar os detalhes, as cores, os pormenores na decoração. Foi projectado para ser visto de qualquer ponto da serra.

Foto: Visite Comigo

 

O Palácio da Pena  é um monumento tão único que você poderá vir 1,2,3,4,5 vezes, a sensação é sempre como se fosse a primeira vez, parece que ficou sempre alguma coisa por ver, a diversão já começa do lado de fora do palácio, você vai procurar tirar fotos de todos os ângulos, kkk… depois você me conta, em Portugal não há nenhum palácio como este.

Entre no Palácio deixe-se envolver pela esfera medieval de outros tempos, e faça um registo de cada detalhe.

 

Foto: Visite Comigo

 

Foto: Visite Comigo

Foto: Visite Comigo

 

Poderá consultar os preços no link abaixo:

Parque de Sintra – Preços e Horários

Outros interesses em Sintra: Parque de MonserrateConvento dos Capuchos, tem o revestimentos feito por cortiça nos pequenos espaços, construído no séc XVI.Também poderá visitar o Parque Nacional de Queluz, um palácio do séc XVIII, com belíssimos jardins, poderá apreciar a qualidades dos cavalos lusitanos e muito mais.

 

Informações básicas.

  • Só gostaria de complementar uma informação, que Sintra está cerca de 25 km de Lisboa, sensivelmente, é aconselhado chegar até lá partindo de Lisboa, por meio de transporte público, o comboio por exemplo poderá ser a melhor opção, a estação ferroviária poderá ser a do Rossio . Tudo isso porque os estacionamentos são mesmo limitados, comparado ao volume de visitas diárias. Mas se a sua única opção é ir de carro, mesmo sabendo que não será a melhor opção, prepare-se com muita paciência. 
  • Leve roupas e sapatos confortáveis.
  • Tenha sempre algo para petiscar e água, principalmente nos meses de verão.

 

 

Poderá ver valores dos comboios em CP. ( Comboios de Portugal) neste link abaixo:

Comboios de Portugal

 

Descarregue o aplicativo do Visite Comigo e junte-se a muitos apaixonados pelo norte de Portugal. Descarregue é grátis.

Disponível App Store e Play Store.

 

 

 

2 Comentários

  1. […] das Nações numa linda tarde de verão, assista ao pôr-do-sol no Castelo de São Jorge, visite Sintra, conheça a costa do Estoril e Cascais, vá para o Cabo da Roca e o Cabo do […]

  2. […] calmamente pelo Parque das Nações, assista ao pôr-do-sol no Castelo de São Jorge, visite Sintra e […]