Castelo de Sesimbra
8 Maio, 2017
A maior festa da Cidade do Porto já está com o programa completo.
17 Maio, 2017

Visite Comigo – Resende

Situada entre a brisa do rio Douro e a serra de Montemuro, esta é a terra da cereja.

 

Considerada a porta de entrada para a descoberta do Património Mundial da Humanidade: O Alto Douro Vinhateiro. Paisagens indescritíveis que vão desde do alto da serra de Montemuro até a brisa tranquila que corre às margens do rio Douro. Geograficamente localizada entre os conselhos de Lamego e Cinfães, na margem sul do rio Douro.

 

Foto: Visite Comigo

Composta por uma presença forte de monumentos megalíticos, testemunham a presença dos romanos nesta região. O miradouro do Penedo de São João é outro ponto a destacar. Resende é uma terra de gente trabalhadora, que mostra os seus saberes e preciosos sabores para quem sabe apreciar.

Foto: Penedo de S. João – Visite Comigo

Foto: Miradouro do Penedo de S. João -Visite Comigo

As cavacas são uma identidade de Resende, conhecida nacionalmente e internacionalmente, a par da produção de cerejas de alta qualidade boas e graúdas. Resende é um destino que faz e tem a diferença.

Foto: Cavacas de Resende -CM- Resende

“O I Festival da Cereja foi realizado no dia 19 de Maio de 2002 e traduziu-se num grande sucesso. De facto, milhares de pessoas acorreram a Resende para participar no Festival. Toda a população de Resende mobilizou-se para este evento que marcou um novo ciclo promocional do Concelho e do seu produto de excelência.

Nessa 1.ª edição, no Largo da Feira, cerca de meia centena de barraquinhas, especialmente concebidas para o efeito, disponibilizaram aos visitantes toneladas de cerejas.

Durante todo o dia cuspidores de fogos, manipuladores, malabaristas, tocadores de realejo e muitos outros artistas e músicos animaram a Feira. Ao fim da manhã quase já não havia cerejas para vender e o festival ainda ia meio.

Da parte da tarde, um desfile etnográfico, representando as 15 freguesias do concelho, mostraram aos visitantes e às gentes de Resende as potencialidades e atracções do Concelho.

O festival da cereja e a respectiva feira, terminaram ao fim do dia com a actuação de Bandas de Música, de um grupo de música etnográfica e com os dançares dos ranchos de Anreade, Barrô, Cárquere, Paus e Resende.

Por todo o lado se fizeram sentir ecos desta grandiosa festa.

Após a 1.ª edição que se traduziu num grande sucesso, a Câmara realizou no ano seguinte, no dia 18 de Maio de 2003, o II Festival da Cereja, desta vez contando com cerca de 100 vendedores (o dobro do ano anterior) que disponibilizaram aos visitantes toneladas de cereja.

O programa da festa revestiu os mesmos moldes do ano anterior, apresentando uma novidade: estiveram presentes 12 dos mais importantes produtores das Cavacas de Resende e dois produtores de “doces” de Cereja, que fizeram a delícia de todos os visitantes….”

 Está tradição vai até os dias de hoje, a próxima edição vai de decorrer nos 03 e 4 de junho.

Fonte: CM -Resende

Foto: Cerejas de Resende – CM-Resende

Porque aqui há muito para ver, apreciar e aproveitar, as igrejas, solares, pontes e aldeias serranas testemunham o valor cultural e tradicional que este destino tem.

 

Não podemos deixar de mencionar outras riquezas desta terra, com a presença natural de águas termais, com propriedades terapêuticas, um convite para quem não abre mão da saúde e bem estar.

 

Em Caldas de Aregos, a marina é bem convidativa para desportos náuticos como canoagem, passeios de barco, entre outras atividades. Podemos desfrutar em Porto Rei da praia fluvial, com excelente sombra, parques de merendas para convívios, um verdadeiro refúgio em dias quentes de verão.

 

Foto: Caldas de Aregos -CM-Resende

Coloca este destino no seu roteiro.

 

Siga o Visite Comigo nas redes sociais:

Site:visitecomigo.com
Facebook:Visite Comigo
Instagram:@visitecomigo

Youtube:Visite Comigo

 

1 Comentário

  1. […] Em Resende, a margem sul do rio Douro,  existe a festa e feira da cereja, uma feira marcada por eventos, atividades, músicas, entre outros interesses, além deste momento poderá conhecer outros Interesses em Resende.  […]