É de partir o coração, você ter que viajar e ver quem poderá ficar com seu melhor amigo, sendo que a vontade mesmo é levá-lo consigo.
Se você é um desses que não quer separar-se do seu animal de estimação durante as férias, tenho boas noticias para você.
Não importa se seu melhor amigo é cão ou gato ou até mesmo um furão, você pode levá-lo SIM, seja na cabine de passageiros ou no porão, só tem que seguir algumas regras.
Começo por dizer que cada companhia aérea, tem suas próprias regras, relacionadas com as taxas, peso, tamanho, documentos, vacinação, entre outras exigências.
Descarregue a Aplicação do Visite Comigo, tenha na palma das mãos o melhor destino do norte de Portugal. É PRÁTICO e GRÁTIS.
Mais afinal o que devo fazer para embarcar com meu melhor amigo?
Primeira coisa que você deve pensar é na documentação e consultar as regras do país de destino, caso você tenha a intenção de levá-lo para outro país. Esse tipo de informação muda muito, de país para país, sugiro que entre no site da Embaixada do país de destino, tome nota das regras.
Deve consultar também as diferentes companhias aéreas e saber quais são suas exigências.
Ter o Passaporte de Animal.
Vacina contra raiva válida.
Na maioria dos casos, os pequenos animais poderá ir consigo na cabine, mas se tiver que transportá-lo no porão, vejas as medidas da Transportadoras Autorizadas pela IATA. Antes de comprar a transportadora, veja quais as medidas máxima exigida pela companhia, para levá-lo na cabine ou porão.
Com exceção dos cães-guia, todos os animais de companhia, precisam ter uma transportadora, procure em lojas homologadas pela IATA. Não esqueça de ver se a transportadora é adaptada para o tamanho do seu animal, levando em consideração que, ele precisa de espaço para ficar a vontade e poder se movimentar, naturalmente e confortavelmente.
Todos sabemos que fazer o check-in em voos internacionais é recomendado, pelo menos, três horas de antecedência, no mínimo, viajar com animais poderá levar mais algumas horas, tenha isso em atenção, chegue cedo para não perder o voo.
Dias antes da viagem, dê a oportunidade para o animal familiarize-se com a transportadora. Isso vai ajudar para que ele fique menos ansioso. Coloque brinquedos que ele goste, agua, miminhos e até a comida dentro da caixa, para ele ir se habituando.
Deixe a transportadora bem confortável, coloque brinquedos familiar, forre com material absorvente.
Não esqueça de colocar identificação tanto no animal quanto na transportadora.( nome do animal, nome do dono, morada de destino, telefone).
Avise a companhia aérea, com o máximo de antecedência, isso poderá ajudar você a evitar surpresas desagradáveis. Tire todas as suas dúvidas.
Cão guia ou de serviço pode viajar?
A maior parte das companhias aéreas permite o acompanhamento de cães-guia ou de serviço na cabine. Porque são animais treinados para o acompanhamento de pessoas com algum tipo de deficiência, o seu transporte não tem custos, nem obrigatoriedade de utilização do contentor para transporte.
No entanto, para poderem viajar com este estatuto, é necessário apresentar a documentação atempadamente, ter um atestado médico que comprove a necessidade do acompanhamento do cão-guia, bem como informar a companhia aérea da sua viagem.
Fonte: Aeroporto de Lisboa
Regras de algumas companhias aéreas que aceitam embarcar animais.