Já escutei mais do que uma vez essa pergunta de seguidores do Visite Comigo, quando visitam Portugal vindos do Brasil, o que é permitido levar de volta para casa:
Atualizado em Abril de 2017.
Gostaria tanto de levar vinhos, bacalhau, queijos, chocolates, azeite, entre outros produtos para o Brasil.
Será que posso levar para o Brasil? Queria tanto levar esse produto de presente… É ou não é?
Se você vai viajar para Portugal pela primeira vez, essas dicas são para você.
Agora se você já esteve em Portugal, com certeza já fez umas perguntas para você mesmo: Será…? Será..?
Sabemos todos que os sabores é uma das lembranças inesquecíveis quando visitamos um país que não é o nosso.
E muitas são as questões em relação a receita federal.
Saiba mais o que é permitido levar para o Brasil partindo de Portugal.
Bacalhau, Sardinha e Enchidos
Um bom bacalhau crescido, sardinha, presunto, chouriço, por exemplo, felizmente poderão ser levados, tudo isso devido a uma nova lei que está em vigor desde maio, são alimentos processados. Antes somente produtos processados de origem vegetal eram permitidos. A limitação está entre 5 a 10 Kg por pessoa.
A também algumas exigências que você deverá levar em consideração, para entrar tranquilamente pela alfândega:
Vinho/Azeite
A boa noticia é que você pode levar simmmm vinho e azeite e dos bons produzidos em Portugal para o Brasil.
Você pode levar, desde não ultrapasse o limite de 12 litros para bebidas alcoólicas. Normalmente as garrafas de vinho tem cerca de 750 ml. Independente do volume das garrafas só é permitido 12 unidades do mesmo produto. Estejam também muito atentos as normas da Receita Federal, quanto aos valores de inserção de impostos ( 500 dólares/450 €) no valor total das compras. Tudo é possível sem muitos exageros.
Muita atenção na hora de embalar, para que fiquem bem protegida, eu normalmente quando transporto garrafas, acondiciono- as em saco bolha ( comprados nos chineses, são bem baratas), acredito ficar bem mais protegidas, nunca tive nenhum problema.
Dúvidas você poderá também consultar o site da Receita Federal.
Chocolates
Os chocolates são bons também e você pode levá-los. Você poderá transportar até 20 unidades desses pequenos souvenir (lembranças) desde que não haja mais de 10 unidades iguais. Estar atentos também aos valores, para não ultrapassar os valores permitidos para isenção de impostos.
Queijos/ amêndoas
Os portugueses também são muito bons para o fabrico de queijo, principalmente os de cabra, existem muitas variedades e sabores, também foram liberados desde maio de 2016, antes eram proibidos.Tenha em atenção a embalagem, rótulo sem violação e identificado com a data de validade e nome do fabricante.A amêndoas também é um diferencial produzido em Portugal.
Conselhos finais
Os vinhos, azeites, chocolates, queijos, mel poderão ser encontrados nas maiores redes de mercados com preços bem acessíveis.
Lembrando também que você poderá encontrar os vinhos, azeites e mel nos próprio produtores, temos tour para estes destinos.
Lembrando também que todos os produtos permitidos deverão estar muito bem embalados e transportados na bagagem de porão.
Siga o Visite Comigo nas redes sociais:
Facebook:Visite Comigo
Instagram: @visitecomigo
Youtube: Visite Comigo