Moradia
Pagar um aluguel em Portugal é de todo a despesa mais cara de todo o planejamento.
Se você pretende iniciar sua vida em Portugal, a baixo custo, já começo por dizer que procurar moradias ou apartamentos em Lisboa (capital) ou no Porto(segunda maior cidade de Portugal) está fora de questão. Mesmo que esses destinos ofereçam melhores condições e oferta de trabalho.
Planejar uma viagem ou escapadinha para o Norte de Portugal, não precisa de ser tão complicado. No aplicativo do Visite Comigo você tem tudo o que precisa ao alcance de um clique, dentro e fora dos roteiros habituais.
Lembre-se que estes dois destinos são os mais procurados por turistas. Aconselho que procure por regiões mais distantes, porém de fácil acesso e com boa mobilidade, ao Porto ou Lisboa, no caso se você tiver um emprego nestes destinos.
Existem lugares lindos em incríveis, fora dos grande centros que são ideias para você viver tranquilamente e com excelente qualidade de vida. Poderá ser mais populosa, com excelente centros comerciais, ou poderá ser regiões mais afastadas em meio rural.
Alias, eu gostaria de saber qual é o seu tipo de imóvel que se encaixa no seu perfil casa ou apartamento?
Pensa assim, quanto mais perto destes destinos turísticos(centro) mais caro é o custo de vida.
Tipologia de Imóveis
Aqui em Portugal o tipo de imóveis (T) tem uma sigla que deixa muitas pessoas confusas no começo. Então para esclarecer e facilitar na procura é preciso saber o seguinte:
T0 é : Apartamento sem quarto ( o quarto está junto com a sala, conhecido por estúdio)
T1 é: Apartamento com 1 quarto
T2 é: Apartamento com 2 quartos
Vou aqui fazer apenas algumas menções de alguns lugares que já estive, e vejo que tem entrado para a lista das preferencias dos imigrantes e estudantes. Nem preciso dizer que Lisboa e Porto estão no topo da tabela pela preferencia.
Braga no norte é uma belíssima cidade, está na lista dos melhores lugares para morar, mas vale realçar que emprego aqui não é como em Lisboa e no Porto, mas não é impossível. Tem fácil acesso ao Porto pela autoestrada e pelo comboio (3,20€ por viagem).
É um destino muito procurado por turistas durante todo ano, mas na Pascoa é o favorito da maioria dos turistas. Devido a forte ligação com o património religioso em Portugal.
A maioria das lojas e supermercado que está no Grande Porto para compras, também está em Braga.
É frequente a presença de estudantes pela proximidade da Universidade do Minho, uma das mais conceituadas nos norte de Portugal.
Penafiel também no norte de Portugal, sub-região do Tâmega é um excelente destino para se viver, excelente qualidade de vida, com a proximidade da autoestrada que faz ligação ao Porto.
Tem acesso ao comboio na linha do Douro que liga ao Porto Centro. (2,65€ por viagem de comboio). Este destino está em grande crescimento na industria e no comercio. Tem atraído grandes empresas internacionais a se instalarem por cá, gerando assim necessidade de mão de obra.
Está no ranking do melhor município para se viver, visitar e investir nesta região.
Amarante: Amarante é uma belíssima cidade para quem realmente está em busca de qualidade de vida. Faz parte da sub-região do Tâmega, respira turismo e muito história.
Tem acesso ao autoestrada com destino ao Porto e Vila Real ( Trás-os-Montes). Tem bons meios através do transporte rodoviário, porém não tem comboio. Não é um dos melhores destinos para procurar trabalho e sim para morar. Um destino singular e atrativo.
Aveiro
De Porto a Aveiro é cerca de 78 km percorridos em 50 minutos. Aveiro é conhecida como a “Veneza Portuguesa”, em uma localização privilegiada entre o Atlântico e a Ria, tem atraído muitos visitantes.
A qualidade de ensino é muito bom, a presença da Universidade de Aveiro, contribui para o avanço na educação. O turismo e a gastronomia são excelentes combustíveis para economia.
Viseu: Localizada em Beira- Alta, região do Centro de Portugal, Viseu é a 17ª. cidade europeia com maior qualidade de vida entre as 76 do estudo, sendo ainda a primeira das 18 cidades capitais de distrito portuguesas com melhor qualidade de vida. Em 2012 foi considerada, mais uma vez. Tem uma economia com base nos serviços e industria.
Veja também: Morar em Portugal
Coimbra: Conhecida por ser a cidade dos estudantes, com a Universidade mais famosa do país, a Universidade de Coimbra é a mais antiga e a maior de Portugal. Atraí estudantes oriundos de diversos países do mundo, inclusive o Brasil. Em 2013 foi declarada Património da Mundial da Humanidade pela Unesco. A cidade de Coimbra é bela, banhada pela aguas do rio Mondego.
A cidade possui uma emergente indústria de alta tecnologia aplicada à saúde e serviços especializados na área da saúde, mas também muitas empresas de tecnologias de informação de ponta, ligadas à cultura, mas também em áreas como a defesa, aeroespacial, financeira, indústria, telecomunicações etc.
Está a procura de imóveis em Portugal? Envia um email para visitecomigo@gmail.com, para te reencaminhar para profissionais especializados.
Leiria: Está no Centro de Portugal região Beira-Litoral, oferece também qualidade de vida, a proximidade do mar, faz deste destino um grande atrativo.
A região vive do comércio, da agropecuária e da indústria, destacando-se o fabrico de objectos de cerâmica, plásticos, moldes e cimentos.
A construção civil tem também um peso importante, assim como o turismo. O principal sector económico é o sector terciário, dos serviços. Também tem grande influências as fábricas de vidro, na Marinha Grande. Nazaré também é uma excelente opção.
Óbidos
Óbidos também é uma daqueles destinos que parece ter saído de um filme, com um cenário único, sua casas típicas rodeadas por castelo e fortaleza. A Vila de Óbidos guarda séculos de histórias entre suas muralhas, dentre eles os vestígios que ainda se mantêm quando a corte de D. João IV e D. Luisa Guerra entre outros monarcas, aproveitavam este local para descanso e refúgio. Óbidos foi classificada pela Unesco, como a Cidade Literária. A economia é baseada no turismo e património.
Peneda do Gerês
Este destino é muito especial em Braga, sabe aqueles lugares que foi desenhado pela natureza, o nome deste destino é Peneda do Gerês, um dos maiores patrimónios naturais em Portugal, com uma beleza ÍMPAR, esculpido entre granitos e banhada pelo rio Caldo, cerca de 100 km do Porto, rodeada por aldeias típicas e históricas.
Você vai encontrar grande variedade na fauna, com espécies variadas, como javalis, alguns lobos ainda residem por lá, aves migratórias, entre outras espécies também na flora. Refúgio para quem está em busca de tranquilidade, paz , sucesso e muita qualidade de vida.Para quem trabalha na área de Biodiversidade, vai se sentir em casa neste destino.
Veja Também: Vistos em Portugal
Guimarães.
Conhecida por ser Cidade Berço da Nação, podemos dizer que Guimarães é o mais importante destino da história em Portugal. Tudo parte do começo quando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, escolheu esta pequena cidade romana, para ser a capital do reino de Portugal. Classificada como Património da Unesco de 2001, a “Nação Berço”é linda com seu bairro medieval, o Castelo no Centro Histórico e o Palácio dos Duques.
Cascais e Estoril
Ambos destinos, são excelentes para a qualidade e tranquilidade de vida. O custo de vida é mais elevado do em outras regiões, mais ao interior, mas a qualidade de vida é seu principal trunfo. Tudo isso porque este destino é muito procurado pela oferta de excelentes praias. Em contrapartida está relativamente próximo a Lisboa e oferece boas condições de transporte público para Lisboa e região.
Este tem sido o destino favorito dos reformados( aposentados). Pela excelente segurança e qualidade de vida que oferece.
Se você gosta de clima mais quente e praia, este poderá ser o seu próximo destino. O Algarve com suas praias maravilhosas, que acompanham toda sua costa, além de suas escarpadas que contornam esse destino que é eleito ,um dos destinos mais favoritos de turistas vindos do norte da Europa, além dos turistas portugueses.
A economia tem base no turismo, pesca, gastronomia e agricultura.