Eu noto que ao longo dos tempos o perfil dos turistas mudou muito.
Antes os viajantes quando tomavam a decisão de viajar, independente de ser pequenas ou longas deslocações, já sabiam quase que de imediato que se hospedariam em hotéis, pois era a primeira coisa que chegava na mente, antes dos novos conceitos de alojamento.
Hoje já não é tão simples assim, com o avanço das tecnologias e milhares de opções, os viajantes ficam mesmo é confuso com tanta oferta na hora de viajar, se a intenção for viajar com a família, as preocupações e dificuldades nas escolhas aumentam e muito.
A grande questão é:
Qual o tipo de alojamento mais adequado para mim/família? Já fez essa pergunta?
O que quero falar com você hoje é sobre um assunto muito sério, lido com essas questões quase que diariamente. Os clientes (turistas) e os amigos do Visite Comigo, que eu já tive o privilegio de receber e partilhar alguns dos segredos, mais bem guardados deste destino, me abordam com essa dúvida.
Quero partilhar com você hoje um pouco da realidade que vive-se em Portugal.
Publicidade
Planejar uma viagem ou escapadinha para o Norte de Portugal, não precisa de ser tão complicado. No aplicativo do Visite Comigo você tem tudo o que precisa ao alcance de um clique, dentro e fora dos roteiros habituais.
Portugal é um pequeno-grande país, pequeno no tamanho e grande no valor turístico, tem sido invadido por uma bolha turística impressionante. Essa é com certeza uma excelente noticia para o sector do turismo.
Na última semana, foi comemorado do Dia Mundial do Turismo e deparei-me com uma noticia que colocou-me a pensar:
“Não há cama para tantos hospedes no Porto”. diz a noticia.
Eu paro e penso: “O que? Não há cama para tantos hospedes, ou seja, a procura é maior que a oferta?”
Pois é isso mesmo, os grandes e pequenos hotéis, não tem camas disponíveis para a quantidade de turistas que visitam o Porto, eu acredito que essa realidade está muito perto de Lisboa também, entre outros destinos.
Com essa informação, os turistas precisam de alternativas, além da rede hoteleira.
Dizer o que é o melhor para você neste conceito é difícil, até porque a escolha de onde hospedar-se vai muito do perfil de cada pessoa, não somos iguais e cada pessoa possui peculiaridades e características muito diferentes umas das outras, mas vou apresentar-lhe algumas vantagens e desvantagens de alguns conceitos de hospedagem em Portugal.
Hotel
Você pode reservar seu hotel aqui>> : Hotel em Portugal
Hospedar-se em hotel é de todas a experiência mais comum para a maioria dos viajantes, mas para outros já deixou de ser há muito tempo.
Quando alguém pensa em hospedar-se em hotel, já vem logo na memória: a praticidade, conforto e segurança.
A rotina de quase todos os hospedes é: chegar no hotel, fazer o check-in, seguir para o quarto, fechar a porta, tomar um banho ou relaxar, no seu caso pode até partir de seguida para as novas descobertas do destino escolhido, é sem sombra de dúvida o básico, ou melhor dizendo a rotina da maioria dos viajantes, repito da maioria dos viajantes e não de todos.
Os valores praticados pelos hotéis, variam muito consoante a localização.Três factores influenciam os preços: pontos turísticos, a classificação das estrelas e o serviço oferecido.
Qual a vantagem de hospedar-se em Hotel?
* Praticidade na hora da procura;
* Rapidez na hora de fazer o check-in;
* Privacidade;
* Recepção 24 horas ( ajuda na hora de resolver problemas ou tirar dúvidas);
* Ter sempre a cama e a casa de banho( banheiro) arrumado todos os dias;
* Restaurante ( depende da classificação do hotel);
* Acordar e ter o pequeno-almoço( café da manhã) pronto.
Qual a desvantagem de hospedar-se um hotel?
* Pode ser mais caro, consoante a quantidade de dias;
* Não lhe deixa mais perto da forma de viver no país;
* Rotina diária;
* Pequeno-almoço em horário pré estabelecido, 07h00 ás 10h00;
* Alguns hotéis não tem tolerância para o Check-out, 12h00;
* Ter que aguardar o horário para o Check-in na maioria das vezes ás 14h00.
Foto: Hotel Palácio da Lousã – Visite Comigo
Foto: Hotel Palácio da Lousã – Visite Comigo
Poderá ver também: Hotel Palácio da Lousã
Apartamento em Portugal
O Airbnb e o Homeway veio revolucionar a forma de hospedar-se em apartamento ou casa, em Portugal e no mundo.
Já sobe o número de viajantes que preferem esse tipo de alojamento, alguns são bem sucedidos outros mal sucedidos. E porque isso acontece?
Como já referi anteriormente, cada viajante tem peculiaridades e características muito diferentes, uns dos outros. Sendo assim, se você não gosta da rotina do dia-a-dia, com certeza essa experiência não vai lhe agradar durante suas férias.
É preciso pensar bem e fazer a escolha correta, principalmente no quesito localização.
Em contra partida, é uma forma diferente de sentir como um autêntico nativo português, ir as compras, descobrir lugares escondidos, estar no contato próximo com os moradores, saber como se vive em Portugal. Muitos turistas internacionais, depois de viverem a experiência, acabam por querer morar em Portugal, justamente por gostar da experiência.
Para quem já está em Portugal, acho que vale a pena pensar melhor sobre este conceito de acomodação, o número de pessoas e a quantidade de dias, influenciam para uma boa experiência.
Qual as vantagens de hospedar-se em apartamento em Portugal?
* Pode ser mais barato comparado ao hotel;
* Fazer refeições em casa com produtos locais e regionais;
* Pode estar bem localizado;
* Sentir como um nativo português;
* Não ter que acordar cedo correndo para tomar o pequeno-almoço( café da manhã ) até as 10h00.
Qual a desvantagem de hospedar-se em apartamento em Portugal?
* Ter que combinar horário de chegada e partida com o anfitrião, para pegar e devolver a chave; Em alguns casos é preciso buscar em escritório longe do apartamento;
* Se tiver algum problema no apartamento como por exemplo:( internet, banheiro, torneira, chuveiro, etc..)precisará entrar em contato com o anfitrião, e torcer para ele resolver o problema durante a sua estadia;
* Arrumar cama, limpar a cozinha, fazer algumas rotinas domésticas;
* Pagar taxa extra separadamente para limpeza.
Alojamento Local, Rural e Habitação
Estar hospedado em espaço rural é sem sombra de dúvida uma experiência inesquecível em Portugal. Esse conceito de acomodação é ideal para quem está a procura de tranquilidade junto da natureza.
Os espaços são preparados, muitas das vezes pelo anfitrião, com todo charme para que você relaxe sem pressa e seja dono do seu tempo, de carro, de canoa, de cavalo, de bicicleta ou a pé, para parar sempre que lhe apetecer e fazer o que quiser. O único som que poderá incomodar-te é o cantar dos pássaros.
Saiba que este conceito de turismo está em crescimento, e os empreendedores turísticos destas modalidades, tem investido em todo o conforto nas suas acomodações, em alguns casos mantendo as tradições de outros tempos.
Tudo pensado com o objetivo de dar a conhecer para você, a região de uma forma simples e diferente, para que você aproveite cada minuto, tornando sua estadia inesquecível.
Qual a diferença do turismo rural, habitação e local?
No espaço rural você pode estar dentro da casa junto com os anfitriões, partilhar a mesa durante as refeições, conversar com ele, conhecer fatos e grandes histórias por quem mora aqui. Já adianto em dizer que muitas das conversas é em ambiente muito alegre.
O turismo de habitação e alojamento local, é uma forma diferente de hospedar-se em casa em ambiente rural ou na cidade, com todo o cuidado e conforto.
O preparo das refeições é feito pelos hospedes, com a vantagem de poder utilizar os produtos da região, poderá receber dicas e preciosas informações com a amabilidade do anfitrião. Há muito calor humano de parte a parte, o que faz com que muitos hospedes retornam. Por exemplo: sabe aquela tasquinha da esquina que você não conhece? Come-se muito bem lá, mas você não sabe dessa informação, pois é, esses e outros segredos que muitas vezes não se descobre sozinho, normalmente o anfitrião recomenda-lhe.
Qual a desvantagem de hospedar-se em turismo rural, habitação e local?
* Em alguns casos a localização, longe dos pontos turísticos;
Poderá reservar: Casa Senhora da Silva
Você precisa fazer o download do aplicativo Visite Comigo e estar por dentro das melhores novidades e sugestões de Portugal. Os melhores alojamentos no Porto, restaurantes, experiências turísticas e muito mais.
Faça o download gratuito, nas lojas: