O Vinho, a Vinha e a Cultura Vínica estão na moda

Morar em Portugal
29 Abril, 2018
Mês de Maio em Portugal
1 Maio, 2018

O Vinho, a Vinha e a Cultura Vínica estão na moda

Foto: Visite Comigo - Quinta de Lourosa

Portugal está na moda e como já ouvi por ai, a culpa não é da praia, nem tão pouco dos dias soalheiros. Eu estou de acordo que o Campeonato Europeu de Futebol e o Festival da Eurovisão da Canção, ambos conquistados em 2017, trouxeram maior visibilidade para este destino, porém esses dois factores não chegam sozinhos.

Planejar uma viagem ou escapadinha para o Norte de Portugal, não precisa de ser tão complicado. No aplicativo do Visite Comigo você tem tudo o que precisa ao alcance de um clique, dentro e fora dos roteiros habituais.

Play Store 

App Store 

 

É preciso conjugar com a excelente gastronomia, com a cultura e tradição, com a amabilidade dos portugueses e a hospitalidade nos alojamentos, com os inúmeros patrimónios, inclusive, os reconhecidos pela Unesco,entre outros factores.

Esses são apenas alguns dos bons motivos, que tem contribuído para inúmeras entradas de turistas estrangeiros, provenientes de diferentes países do mundo em Portugal.

Um dia eu ouvi de uma cliente e seguidora do Visite Comigo que “Visitar Portugal é uma daquelas experiências de vida, que vai surgir em nossa mente, sempre que tentarmos lembrar de algo muito bom que vivemos” eu concordo.

Existe uma atividade turística em Portugal, que está em grande crescimento e tem atraído muitos turistas, ano após ano, é chamado de Enoturismo.

Foto: Visite Comigo – Quinta da Aveleda

O que é Enoturismo?

O Enoturismo é um casamento harmonioso e perfeito, entre o turismo e todos os elementos da cultura ao vinho, tem como objetivo ampliar o conhecimento, de todos os processos produtivos dos vinhos, aromas e seus sabores.

O vinho hoje não é só lembrado durante as refeições ou no mês de Setembro nas vindimas, é lembrado o ano todo.

Foto: Visite Comigo – Quinta da Aveleda

Uma experiência no Enoturismo, vai muito além de uma simples visita às adegas, caves ou quintas e depois uma prova de vinho. Até porque, provar um bom vinho é muito mais do que aquilo que se bebe e se esquece.

Ao abrimos uma garrafa dos vários tipos de vinhos, podemos provar de forma liquida, a cultura e tradição local, provamos a emoção, sentimos os perfumes, apreciamos as cores e vivenciamos momentos de puro contentamento e descontração.

Os turistas apreciam estes valores, apreciam aquilo que é legítimo, puro e autêntico, apreciam a verdadeira identidade de uma terra.

Foto: Visite Comigo – Quinta da Aveleda

As quintas, que outrora, apenas produziam o vinho, atualmente (re)criaram adegas em um ambiente que revelam a sua história, envolto por paisagens de vinhas que tiram o fôlego de quem as contempla.

De norte a sul de Portugal, existem as chamadas Rotas do Vinho, que proporcionam a apreciação ao vinho, a vinha e a cultura vínica, são elas a Rota dos Vinhos Verdes, Rota dos Vinhos do Porto, Rota da Bairrada, Rota dos Vinhos da Península de Setúbal e a Rota do Vinho do Alentejo.

Hoje quero dar destaque para a Rota do Vinho Verde, que desde 1908 produz vinhos verdes, sendo este de carácter único no mundo.

Foto: Visite Comigo – Quinta de Lourosa

O verde que dá nome ao vinho é a cor predominante de uma paisagem verdejante, e como dito pelo célebre escritor Eça de Queiroz, na sua última obra “A Cidade e as Serras” que o verde dessas terras é “um verde tão moço, que eram como musgo macio onde apetecia cair e rolar”, mas cá por essas terras, não apetece apenas cair e rolar ou simplesmente sentir o cheiro da horta regada, é preciso sentir e provar o aroma de um vinho naturalmente leve e fresco.

Foto: Visite Comigo – Quinta de Lourosa

São muitas as castas permitidas na produção de Vinhos Verdes, mas as mais referenciadas por essas terras são as brancas: Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Fernão Pires, Loureiro e Trajadura, e as tintas Amaral, Borraçal, Espadeiro, Padeiro e Vinhão, bem como Touringa Nacional, que são usadas para produção dos Vinhos Rosés.

Foto: Visite Comigo – Quinta da Aveleda

Vinhos produzidos, muitos deles ás margens dos rios Douro, Minho, Tâmega, Paiva, Sousa, Vouga, Bestança, Ovil, além de outros afluentes. A Rota dos Vinhos Verdes, oferecem ao seus visitantes um grande viagem de prazer que despertam todos os sentidos.

Embarque nesta viagem com o Visite Comigo!!

Confira esta ótima opção de alojamento: Casa Senhora da Silva

 

Sugiro que você descarregue a Aplicação do Visite Comigo, disponível na Play Storee App Store,e tenha na palma das mãos o melhor de Portugal.

 

Os comentários estão fechados.