Já há muito tempo, se adiou uma visita a Miranda do Douro, um destino que sempre esteve na minha lista de desejos para conhecer em Portugal, precisava de uma única desculpa para ter a oportunidade de dar uma vista de olhos, nem que fosse de passagem, só para ter o prazer de ver o rio Douro, entrar em Portugal – afinal de contas – esta é a primeira cidade portuguesa, a abrir as portas para o rio mais famoso do norte de Portugal.
Descarregue é Grátis
O nosso destino final não era Miranda do Douro, mas seguimos nessa direção, para saber quais as potencialidades deste encantador destino, para que com mais tempo, nos preparamos para retornar e explorar a chamada Rota da Terra Fria Transmontana, composta por: Bragança, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, será preciso mais do que apenas duas horas, tempo em que estivemos por lá, pois são cerca de 455 km. De pura beleza, natureza e ar puro.
Foto: Visite Comigo – Rota da Terra Fria Transmontana
Foto: Visite Comigo – Douro Internacional
Neste mês de Setembro, bem como nos outros meses de verão, a medida que prosseguimos para este, aumenta a secura, o calor, por influência do ar Ibérico. Quando logo atravessamos a Serra do Marão (1415m), com as montanhas que encantam nosso olhar, e que ao mesmo tempo criam uma barreira natural, entre o clima marítimo da costa portuguesa e o mediterrâneo do Baixo Corvo, notamos logo a diferença.
Foto: Visite Comigo
O povoamento mais escasso, terra seca e pedregosa, mais apropriada para o crescimento de boas vides. Nas terras altas as oliveiras espreitam, enquanto aguardam pelo próximo fruto, as amendoeiras suspiram pela primavera, os ribeirinhos anseiam por água.
O verão é bem seco e como disse o Sr. Antonio (trabalhador rural) que encontramos por lá: “ passamos nove meses de inverno e três meses de inferno”. A estrada é muito boa e bem sinalizada, dá-nos uma visão agradável da paisagem envolvente. Atravessamos Vimioso para chegar em Miranda do Douro.
Miranda do Douro é uma cidade linda, pertence ao distrito de Bragança é acolhedora, prospera, turisticas e influentemente ligada a agricultura e produções de produtos típicos da região ( azeite, vinhos e enchidos).
O rio Douro e o Fresno, graciosamente, encantam mais ainda este destino, que apresenta muitas ofertas de hotéis e restaurantes, não tivemos o tempo para usufruir, mas não faltará a oportunidade.
Foto: Miranda do Douro
Foto: Barragem de Miranda
O Douro faz fronteira entre Portugal e Espanha, situada numa região muito montanhosa e árida, mas bela e com uma vasta riqueza da biodiversidade, no Parque Natural do Douro Internacional.
Falam-se que por essas terras que: “Existem grandes sinais de que os Celtas e Romanos, estiveram por essas terras”.
Dizem também que: “Já foi palco de batalhas com Espanha, na Idade Média”.
Uma grande curiosidade em Miranda do Douro, é a preservação de uma língua própria, o Mirandês, considerado como património da região.
Ficou por visitar, as Arribas do Douro, Aqueduto de Vilarinho, Igreja de Santa Maria Maior ( Sé), Museu da Terra de Miranda, Miradouro de Penedo Durão, Miradouro da Fraga do Puio, Miradouro de São João de Arribas e fazer o Cruzeiro Ambiental no Douro Internacional.
Foto: Douro Internacional
Saímos de lá com uma pergunta:Porque demoramos tanto a conhecer Miranda do Douro? E também saímos de lá com uma certeza: Vamos voltar para percorrer a Rota da Terra Fria Trasmontana.
1 Comentário
[…] cidade lindíssimas no Norte de Portugal, como: Braga e Miranda do Douro. Não deixe de assistir a um belíssimo pôr-do-sol na ribeira do Porto e Gaia ou até mesmo na […]