Algarve: Pós-Pandemia – Roteiro Completo e Seguro

O Futuro nos espera em Portugal
14 Abril, 2020
10 – Opções Apartamentos e Casas de Férias no Algarve
7 Maio, 2020

Algarve: Pós-Pandemia – Roteiro Completo e Seguro

Mar beleza e excelente gastronomia.

É certo que a pandemia trouxe grandes transtornos para o setor turístico em Portugal e no mundo, mas é certo também que cada lugar turístico neste pequeno-grande Portugal permanecem exatamente igual ou melhor; com sua beleza natural, a água corre pelo ribeiro para encontrar o rio e do rio em direção ao mar, percorrendo lugares mágicos com lindas historias paisagens e culturas. As montanhas, ao amanhecer, brilham com a luz do sol nascente, os barcos de pescadores sulcam o mar em direção à praia, ladeados pelas falésias esculpidas e rochedos no meio do mar, as arvores começam a mostrar seus frutos com o inicio da primavera, os pássaros cantam mais felizes nesses dias.

 

Toda a beleza natural desse rico Portugal está ainda melhor, porque com o bloqueio nacional da livre circulação de pessoas/turistas, a natureza tem se mostrado ainda mais bela e é certo que quando tudo isso passar, vamos ser surpreendidos com imagens inéditas e memoráveis.

Vou partilhar com vocês, algumas dicas e um roteiro completo, de como você e sua família pode aproveitar o máximo o Algarve Pós-Pandemia em segurança. Tem muita informação e daqui dá para você planear uns dias de descanso.

Publicidade

Planejar uma viagem para Portugal, não precisa de ser tão complicado. No aplicativo do Visite Comigo você tem tudo o que precisa ao alcance de um clique, dentro e fora dos roteiros habituais.

Play Store 

App Store 

 

O Algarve é um destino fantástico para que deseja relaxar e recuperar as boas energias, com um clima invejável (comparado a outros destinos do país), gastronomia deliciosa com influência mediterrânea, inúmeras aldeias e vilarejos históricos e algumas atividades de tirar e trazer de volta o fôlego, é de fato um destino que está na ambição de muitos portugueses e estrangeiros.

Reserve seu hotel no Algarve aqui clique no link: Hotel Aqui

A última vez em que estive no Algarve, antes do confinamento, foi em 1 Março de 2020, a acompanhar um casal com filhos. Permanecemos alguns dias em Quarteira, foi um tempo precioso em todos os aspectos, aproveitamos as belezas da região. 

Bastou poucos dias para que tudo mudasse, não somente na minha vida e de meus clientes, mas na vida de milhares de pessoas que tiveram suas viagens interrompidas e muitas delas adiadas.

A verdade é que hoje vemos uma luz no fim do túnel, embora é preciso muito cuidado até que se tenha uma vacina, mas é preciso olhar para frente também e pensar, que talvez, esse verão não será o que você sonhou, para o ano de 2020, mas poderá ser inesquecível para passar excelentes momentos na companhia de familiares ou poucos amigos, como nunca antes, seguindo sempre as recomendações da Direção Geral da Saúde.

É certo lembrar que neste momento o Algarve e o Alentejo, são um dos sítios em Portugal com menos casos de infectados e mortes pelo Covid-19.

Algarve

Este destino, com seus 60Km de costa, surpreende seus visitantes, pela arquitetura das casas caiadas pintadas de branco, as chaminés não passam despercebidas aos olhos de quem contempla a arquitetura das casas. Alguns dizem que tem influência dos mouros, outros dizem que nem por isso… bom mesmo é saber que elas contrastam muito bem com o azul do céu, e com o verde do mar, – sim!! próximo a costa a cor da água tem uma aspecto esverdeado em dias soalheiros – já em alto mar vê-se aquele azul lindo que ofusca os olhos de tanta beleza, não é por acaso que neste destino, os golfinhos aparecem para nos encantar.

 

 

Como chegar no Algarve?

Você já esteve no Algarve? Qual o melhor caminho que você fez e com partida de onde? Partilhe aqui nos comentários, por favor, para contribuir comigo e com outros viajantes.

 

Ir para o Algarve de carro

Todas as vezes em que fui para o Algarve escolhi ir de carro, já fiz o caminho pela Costa Vicentina e pelo Centro Interior e Beira-Baixa, partindo do Norte de Portugal.

Dica 1 : Quando você decidir ir para o Algarve, precisa escolher qual será o seu destino(vila ou cidades) nesta região maravilhosa?

Dica 2: Durante os dias da sua estadia, você poderá escolher os passeios com saídas diárias que tem a ver com seu perfil, para não ficar só na praia ou piscina, principalmente, se estiver acompanhada com crianças.

 

 

Clique aqui para:  Atividades Turísticas no Algarve

 

A maioria dos passeios permitem experiências tanto para oeste, quanto para leste da costa algarvia, mostro para você mais adiante neste post.

 

Ir para o Algarve de carro e pela autoestrada

Se partir do norte para o Algarve, sugiro que você siga sempre pela autoestrada A1, entre na autoestrada A13 na saída de Santarém, siga direto para o Algarve na A2, com chegada por Albufeira.

No fim da A2, em Albufeira, você muda para a A22, a auto-estrada que cruza todo o Algarve.

Se você for para oeste vai para, Lagos, Carvoeiro e Sagres e se for para Leste Quarteira, Faro,Olhão e Sevilha em Espanha.

 

Ir para o Algarve de carro pela estrada nacional “N”

Se você preferir o caminho da nacional, você terá uma vantagem e uma desvantagem.

A vantagem é poder contemplar mais de perto a beleza e a tradição das pequenas vilas e vilarejos, que poderá visitar se tiver algum tempo e pernoitar uma ou duas noites.

A desvantagem é que se você tiver como meta o destino Algarve, pela estrada nacional leva mais tempo, talvez mais da metade de um dia. Tudo vai depender do seu objetivo.

 

Se a sua partida for do norte, sugiro que faça autoestrada A1, A13 e A26 (Sines) depois entrar na N120-1. Se partir de Lisboa fica mais fácil porque é só entrar na A2 pela Ponte 25 de Abril, seguir pela A26 e depois a N120-1.

Vai observar sinalizações, com indicações para destinos que, certamente, vão merecer a sua atenção especial como: Comporta, Porto Covo, pode escolher Vila Nova de Milfontes para o almoço, junto do rio Mira, Odeceixe está no caminho e pertence ao Parque Natural do Sudoeste da Costa Vicentina.

Se optar por seguir sempre a N120 vai chegar em Lagos, um dos ex-libris da região do Algarve, se preferir seguir pela N268, vai em direção a Sagres.

Qual a vantagem e desvantagem de ir de carro para o Algarve?

A vantagem de ir de carro é ter um meio de transporte, para se deslocar durante o período de estadia.

A desvantagem é o investimento em combustível e as portagens na autoestrada. Quanto a este investimento você poderá fazer um simples cálculo, com base no valor do combustível da sua viatura e consumo habitual, você terá mais ou menos uma noção de quanto gastará até ao Algarve,  sendo que você precisa saber também quantos serão os kms do seu ponto de partida até o seu destino, a este valor você acrescenta o valor das portagens, assim saberá qual a previsão com seus gastos na deslocação. 

 

Ir para o Algarve de carro com outros meios de transportes (o avião, trem e autocarro)

Em tempo de Pós-Pandemia, é preciso pensar e ver o que é seguro para você e sua família. Alugar um carro poderá ser uma excelente alternativa, caso você não tenha uma viatura própria.

 

Avião

Até a edição deste post, não temos informações confirmadas, de como ficará as companhias aéreas que realizavam voos para este destino, mas sabemos que no que diz respeito aos voos domésticos, o aeroporto de Faro teve antes da pandemia ligações diretas com o aeroporto de Lisboa e Porto. Outra informação que é preciso saber é como ficará a segurança e cuidados sanitários por parte das companhias aéreas. 

De avião tem a vantagem de chegar mais rápido, do Porto em 50 minutos ou no máximo 1h00 já estará em Faro.

A desvantagem é o tempo perdido, porque por mais que o voo seja rápido, não podemos esquecer o tempo de deslocação até aeroporto, o check-in, o aguardo para embarque e a chegada ao destino, pense que todo esse tempo somado, a hora de voo é equivalente ao tempo de deslocação de carro.

Transfers Privados

Transfer pode ser também uma opção, caso você não tenha carro próprio nem alugado. 


Trem

É preciso consultar o calendário da CP (Comboios de Portugal), pois durante o período de confinamento, a CP alterou alguns horários e reduziu o números de comboios para Faro, do Porto, Coimbra e Lisboa. É preciso ter a informação também sobre a segurança sanitária dos comboios, que poderá chegar a 8h00 de viagem, sensivelmente, dependendo do bilhete.

 

A vantagem de ir de trem é sair do ponto A e chegar no ponto B, no trajeto mais rápido, principalmente, se for de Alpha Pendular. As desvantagens é que não poderá fazer as mesmas paragens que o carro proporciona e o longo tempo de viagem.

 

Autocarro

Sem carro, uma das maneiras de chegar ao Algarve é de autocarro. Pela Rede Expresso é possível ir para Lagos, Vilamoura, Carvoeiro, entre outros destinos. É preciso consultar o site e ver qual as medidas, que estão sendo tomadas quando a segurança sanitária e em relação aos horários também. Com partida do Porto, no Campo 24 de Agosto é o ponto de partida, já em Lisboa é em Sete Rios.

A vantagem, é viajar tranquilo sem se preocupar com combustível, portagens e o autocarro poderá te deixar bem perto do seu sitio base da hospedagem.

A desvantagem é o tempo da viagem e as condições, por exemplo, eu já fui do Porto a Lisboa-Sete Rios e o autocarro não parou nenhum momento ( 3 horas) e não tinha casa de banho. Para mim foi tranquilo, mas para uma casal com filhos ou pessoas idosas é desconfortável.

 

Roteiro Sugestivo para quem não sabe para onde ir e o que fazer no Algarve?

Começo por dizer que é um roteiro sugestivo, como é evidente, você pode ajustar a sua medida, com algumas ideias que vou partilhar com você.

O Algarve é um destino com diversas atrações para quem viaja sozinho, com família ou amigos. Alguns turistas escolhem esse destino por causa dos miradouros de perder a respiração de tão soberbo, outros escolhem porque adora o turismo de praia, passa o dia inteiro a beirar mar, outros porque adoram as atividades turisticas, seja para fazer o passeio das caves/grutas, em Benagil, ou simplesmente para descansar nos maravilhosos resorts com serviço 5 estrelas ou para ver os golfinhos. 

Não importa qual o seu motivo, qualquer desculpa vale para estar em um destino considerado “paraiso” em Portugal.

 

Roteiro de 5 -7 dias no Algarve. 

Como é do conhecimento de muitas pessoas, os meses de Julho e Agosto, são normalmente os meses mais concorridos, isso significa, alta temporada, praias cheias, restaurantes concorridos. Poderia sugerir que você fizesse de Lagos e Carvoeiro sua base no Algarve, mas tenho em conta que esses sítios são muito procurados no verão. Esses dois destinos merecem um post só para eles e faço em breve.

Dia 1 – Albufeira

A minha sugestão é que você faça sua base em Albufeira, não importa a hora que você vai chegar no Algarve, a verdade que lá terá tudo a mão e poderá fazer tudo a pé sem ter que se preocupar com o carro. Tem excelente praia, bons e muitos restaurantes, centro histórico e típico, miradouros. Se estiver com crianças poderá reservar um dia para passar no Zoomarine, um espaço maravilhoso com atividade para toda a família.

Reserve seu hotel em Albufeira aqui clique no link: Hotel Aqui

Dia 2 – Albufeira

Poderá aproveitar mais a praia de Albufeira ou praia dos Alemães, ou neste dia poderá ir para Benagil logo cedo. (30 kms).

Foto: Zoomarine – Visite Comigo

Albufeira: Observação de Golfinhos e Cruzeiro nas Cavernas

 

Foto Albufeira – Visite Comigo

Dica de Ouro para você.

No Algarve, mas precisamente, em Benagil, existe a gruta mais famosa de Portugal, com o nome Algar de Benagil. A maioria das praias do Algarve dispõe de passeios para essa gruta.

O que fascina os turistas, me incluindo nesta lista, é o fato da sua localização inacessível e a beleza natural que compõe este destino, mais afinal de contas porque Algar?

A palavra Algar, significa “gruta, furna, cavidade”, sendo assim Algar de Benagil, é um cavidade natural, formada pelo desgaste ou degradação da rocha, causada pelo ventos fortes e pela água.

Algar de Benagil, fica em Benagil, para você se localizar melhor fica entre Portimão e Albufeira ou poderá se localizar também entre a praia Armação Pêra e Carvoeiro.

Não importa se você está hospedado em Sagres ou em Faro, se você for até a própria praia de Benagil, o custo do tour até a gruta será menor, já que a gruta fica mesmo ao lado da praia, e mais do que isso, as opções de passeios estão incluídas entre grutas e praias desertas.

Eu conto mais neste post aqui. A soberba Algar de Benagil no Algarve.

 

Foto: Algar de Benagil – Tour Taruga Benagil Tours – Visite Comigo

Foto: Algar de Benagil – Tour Taruga Benagil Tours – Visite Comigo

Dia 3 – Lagos

Se tiver com criança será interessante passa o dia no Zoomarine ou Aquashow.

Outra opção é ir até Lagos ( 40kms), a começar o dia logo cedo, para ter tempo de explorar praia em praia, dentre elas Praia de Dona Ana, eu particularmente, gosto muito dessa praia, nunca tive problemas para estacionar a viatura não recomendo se estive com pessoas com mobilidade reduzida, é bom para foto só.

Reserve seu hotel em Lagos aqui clique no link: Hotel Aqui

Outra opção é Praia do Camilo, com a temperatura da água bem agradável, aconchegada entre as falésias, protegem os banhistas de ventos, tom da água perfeito que convida a bons mergulhos. O acesso não é muito bom, se estiver acompanhado de pessoas com mobilidade reduzida, pois é pela escadaria, é lindo, mas dificulta se tiver pessoas com necessidades especiais, outra informação é que na praia do Camilo não tem restaurantes

Ponta da Piedade é um dos principais pontos de maior interesse em Lagos. É conhecido pelos seus labirintos naturais, causado pelas formações rochosas, mar calmo que mais parece uma piscina natural, paisagens de tirar o fôlego.

O centro de Lagos se beneficia com excelentes restaurantes.

 

Outra dica de Ouro

1 – Escolha para visitar a Ponta da Piedade logo cedo, porque com a exposição do Sol o cenário fica mais lindo.

2 – Se você estiver sem carro, veja aqui os horários e linhas do autocarro. (Onda Transporte Urbano de Lagos).

3 – A praia de Dona Ana e do Camilo estão a uma distância de 1,1 km, sensivelmente,  10 a 15 minutos a pé.

Dia 4 – Aljezur e Sagres

Sagres é um destino que fica interessante conjugar ele com outro destino. Não menosprezo o interesse e importância que este destino tem no Algarve, mas percorrer muitos Kms só para Sagres , não justifica, essa é minha humilde opinião. Se o seu destino é sol e praia, Sagres poderá ser incluído como um destino de passagem e visitas. Aljezur poderá ser essa opção.

Sagres está com cerca de 88 kms de Albufeira, seguindo pela autoestrada A22 e depois a N125 e N268 vai chegar na Ponta oeste da região do Algarve e da Europa, não é a mais oeste, sendo essa o Cabo da Roca, em Sintra. Poderá visitar o farol de São Vicente, centro de Sagres, a praia do Tonel e Fortaleza de Sagres. Consulte aqui horário para visitas.

Reserve seu hotel em Aljezur aqui clique no link: Hotel Aqui

 

Dia 5 – Quarteira- Vilamoura

Em 30 minutos você poderá ir para Quarteira em Vilamoura, é um daqueles destinos que vale e a pena, tanto passar o dia a beira mar com excelentes ofertas de boa praia, como a noite é bem animada, principalmente no verão, junto a marina de Vilamoura.

Reserve seu hotel em Vilamoura aqui clique no link: Hotel Aqui

 

Foto: Marina de Vilamoura – Visite Comigo

Dia 6 – Tavira

Tavira está cerca de 70 km de Albufeira (50 minutos). Na proximidade de Espanha, é uma cidade aconchegante e encantadora.Não tem aquela invasão de turistas a procura de sol e praia. É um lugar para visitar como uma típica cidade beira mar.

Tavira tem ilha dá para fazer o passeio de barco e passar a manhã na Praia da Ilha e a tarde conhecer o Centro de Tavira. Se você não estiver de carro, não sugiro esse passeio, pois de Albufeira é uma viagem longa e desconfortável.

Reserve seu hotel em Tavira aqui clique no link: Hotel Aqui

 

 

Foto: Praia da Marina – Visite Comigo

 

Acompanhe o Visite Comigo nas redes sociais. 

Facebook

Instagram

 

Os comentários estão fechados.


Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to verify temporary file contents for atomic writing.' in /home/visiteco/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:52 Stack trace: #0 /home/visiteco/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(659): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/visiteco/...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /home/visiteco/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 52