5 Roteiros para Road Trip – (Re) Descubra Portugal

10 – Opções Apartamentos e Casas de Férias no Algarve
7 Maio, 2020
Transforme sua viagem em Portugal em um evento memorável
1 Junho, 2020

5 Roteiros para Road Trip – (Re) Descubra Portugal

Impossível não se apaixonar

Não é surpresa para ninguém que Portugal é um destino surpreendente. Há diferentes formas de conhecer esse país pequeno no tamanho, mas incrível na oferta turística.

Portugal é visitado ao longo de alguns anos, por diferentes grupos de estrangeiros, que se apaixonam logo a primeira vista, mas você sabia que há muitos portugueses que não conhecem o próprio país?

Essa é uma falha perdoável e é por isso que quero aproveitar a oportunidade que, neste ano, muitos portugueses vão fazer férias cá dentro em Portugal e apresentar algumas propostas para percorrer e descobrir esse lindo país através desta Road Trip. 

Há diferentes formas para conhecer Portugal, por isso não haverá grandes desculpas para você traçar a própria rota, seja sozinho ou acompanhado por familiares.

Proponho roteiros pequenos e médios, em que você poderá conjugar na sua road trip em Portugal.

Vamos fazer dois acordos?

Primeiro acordo: você determina quantos dias pernoitar em cada cidade, ok?

Segundo acordo: viaje por favor, sem pressa e sem medo de ser feliz, porque férias é sinónimo de felicidade.

 

1 – Valença do Minho, Braga, Guimarães e Porto.

 

Valença do Minho é uma belíssima cidade histórica, uma das portas de entrada na fronteira entre Portugal e Espanha. Se você gosta de uma boa história, de certeza que vai se encantar por este destino. Conheça a Fortaleza de Valença, candidata a Património da Unesco, traz mais de 2000 anos de histórias.

Braga é daqueles destinos que por mais que já se tenha visitado, vale sempre a pena arrumar desculpas para visitar novamente, haverá sempre um pormenor que talvez não foi visto, da última vez.

Guimarães é uma cidade belíssima, passe por lá nem que for para tomar um café ou um bom vinho e apreciar o centro histórico. Para mim é um destino para ser visitado em qualquer estação do ano.

A Cidade do Porto é um destino acolhedor, com tantos interesses turísticos em poucos metros, que é preciso tomar nota para não se perder ou deixar de ver algo de interessante.

Na aplicação Visite Comigo, existem muitas maneiras de você fazer seu próprio roteiro, marcando os principais interesses turísticos, associados a gastronomia e experiências inesquecíveis no destino do Porto ou em qualquer sitio do norte, sul e ilhas portuguesas. Fazer um planejamento para aproveitar o máximo de Portugal, não precisa ser complicado. 

No aplicativo do Visite Comigo,  você encontra tudo o que precisa ao alcance de um clique, dentro e fora dos roteiros habituais. As melhores experiências; passeio de barco, observação de golfinhos,  passeios nas grutas, visitas a castelos e museus e muito mais.

Play Store 

App Store 

 

 

Eu tinha combinado com você que não ia sugerir quantos dias passar ou visitar cada destino, mas na Cidade do Porto, eu não posso deixar de sugerir que pelo menos pernoite duas noites neste destino. Há experiências aqui não vai encontrar em nenhum outro sitio em Portugal. 

Visite o centro histórico, passeie de elétrico da Batalha aos Clérigos e viaje na história, percorra pelas ruelas estreitas do Porto, visite a centenária Livraria Lello, contemple os famosos azulejos da Estação de São Bento, não deixe de visitar a Sé do Porto, tome um bom café no Majestic, desça para Ribeira de Porto, visite uma das caves em Gaia, saboreie um bom petisco acompanhado de um bom vinho e com um pouco mais de sorte, aprecie em alguma das esplanadas ou na Serra do Pilar do por do sol.

Reserve seu hotel no Porto aqui

 

Foto: Cidade do Porto

 

 

2. Valença do Minho, Viana do Castelo e Porto

Pode optar também em vez de ir para Braga ou Guimarães, seguir para Viana do Castelo. Uma cidade linda com suas tradições ligadas ao mar. O monte de Santa Luzia é um dos ex-libris, com sua vista privilegiada para a foz do rio Lima. A paleta de cores em dias soalheiro é qualquer coisa de muito especial.

 

 

3. Porto, Amarante, Pinhão, Buçaco e Coimbra.

 

Esse roteiro podemos chamar do litoral para o interior.

Depois de visitar a Cidade do Porto, por dois dias ao seu tempo e ritmo. Sugiro uma visita a bela e encantada cidade de Amarante. Conhecida pela ponte de S. Gonçalo ( perpetua a memória da heróica resistência da população às forças de Napoleão), a presença do rio Tâmega ( o mais extenso afluente do rio Douro) traz um charme mais que especial à esta cidade, esse é um dos destinos escondido atras da Serra do Marão, que vale a pena conhecer. Sugiro que percorra pelo centro histórico e prove os sabores da região.

Desfrute da viagem de Amarante até Pinhão, conhecido pelas famosas quintas produtoras de vinho do Porto. Percorra de carro pela N222, já foi considerada a estrada mais linda do mundo, do trecho Peso da Régua à Pinhão,  quando chegar lá saberá porque?

Neste destino você poderá fazer diferentes atividades; desde visitas às quintas de vinho Porto à visita ao Museu do Azeite. Poderá optar por percorrer o centro histórico de Pinhão ou subir para ter uma das vista mais deslumbrantes para o coração da região vinhateira, visitando o Miradouro de Casal Loivos.

Reserve seu hotel no Douro Aqui

 

Foto: Miradouro Casal Loivos vista para Pinhão

 

Segue algumas opções de passeios maravilhosos para você desfrutar no Douro

 

Depois de aproveitar o máximo a sua passagem pela região Vinhateira, antes de visitar a encantadora Cidade do Conhecimento Coimbra, sugiro que visite a Mata Nacional de Buçaco. Logo a chegada vai ver a imponência do grande Palace Hotel Bussaco reserve aqui.

A Mata de Buçaco é sitio mágico, percorra seus diferentes trilhos e encontre as ermidas e capelas. Há algumas visitas guiadas que poderá levar-te para conhecer árvores centenárias, lagos e cruzeiros.

Bem perto da Mata do Buçaco, vai encontrar as aguas termais e naturais da Luso, a água mais consumida em Portugal. Se você nunca viu uma nascente de agua, vai poder vivenciar neste destino essa experiência.

Se avistar por lá, algumas pessoas com garrafões de agua nas costas, não se espante, pegue o seu e faça o mesmo. Leve de casa garrafões e tire agua fresquinha diretamente da fonte natural, sem pagar nada por isso. Ah!! não se esqueça de provar dos sabores da terra, pois você está na Rota da Bairrada, aqui come-se muito bem o famoso leitão acompanhado do bom vinho branco, tinto e espumante. Poderá optar por pernoitar neste destino ou seguir para Coimbra.

Coimbra, com a Universidade mais antiga de Portugal e seu Património Histórico reconhecido pela Unesco. É daqueles cenários que nos levam à uma viagem medieval. O rio Mondego torna Coimbra ainda mais atraente. Invista o tempo que for preciso, mas não deixe de visitar a Universidade de Coimbra a biblioteca Joanina e subir a Torre para apreciar a vista da cidade. Aproveite que está em Coimbra e visite a Quinta das Lagrimas ( retrata um dos romances mais conhecido em Portugal de D. Pedro e Inês de Castro). Se tiver acompanhado de crianças, não deixe de visitar o Portugal dos Pequenitos. ( um forma de apresentar aos mais pequenos alguns dos principais monumentos portugueses).

Reserve seu hotel em Coimbra aqui

 

 

4 – De Lisboa para Além do Tejo

Da costa para o interior Alentejano.

Esse roteiro é para quem não tem muito tempo e está disposto a fazer à volta ao Alentejo de carro, vamos passar por alguns destinos essenciais, não menosprezando os outros destinos do Alentejo, que também tem sua importância e vai merecer sua atenção numa próxima oportunidade.

Se ainda não conhece Lisboa, deixe-se encantar por este destino. Com toda a importância que a Capital tem na história de Portugal, mergulhe nas memórias de Lisboa, com visitas em Belém, comece pelo Mosteiro dos Jerónimos, veja possibilidade de comprar seu ingresso antecipado, faça uma paragem obrigatória na pastelaria mais famosa de Portugal e prove do pastel de Belém é certo que o Museu dos Coches vai merecer sua visita, os mais pequenos irão adorar. O Padrão do Descobrimentos e a Torre de Belém também vai merecer a sua atenção, aproveite e contemple deste ponto o por do sol.

 

 

Agora para uma viagem ao mais tradicional, comece pela praça mais famosa de Portugal, a Praça do Comercio, também chamada de Terreiro do Paço. Tem muitas coisas boas por fazer neste destino, vou citar alguns lugares que você poderá visitar ao seu tempo e ritmo; miradouro de Santa Luzia e miradouro das Portas do Sol, Castelo de São Jorge (poderá comprar o bilhete com antecedência). Deixe-se encantar pelos cantos de Lisboa, ao percorrer por um dos mais importantes bairros de Lisboa Alfama, lá vai encontrar também o Museu do Fado. Poderá optar por jantar em um dos seus emblemáticos restaurantes ao som do Fado.

 

Foto: Lisboa- Torre de Belém

Com um pouco mais de tempo poderá fazer uma estendida e ir para Parque das Nações, visite o segundo maior aquário da Europa, sim ele está em Lisboa, coloque o Oceanário de Lisboa na lista, principalmente se estiver acompanhado de crianças, são mais de 15.000 animais e mais de 450 espécie de plantas, poderá comprar o bilhete com antecedência e ganhar tempo. Com tempo poderá fazer uma excursão para Sintra, Caboa da Roca, Cascais e Estoril. 

 

Segue sugestões de passeios e excursões em Lisboa

Depois de aproveitar o máximo Lisboa, siga pela Ponte Vasco da Gama ou pela Ponte 25 de Abril, chegue em Setúbal. Deixe-se encantar por este destino, que por muitos anos foram ocupados por romanos, foram eles que inclusive deram inicio a uma das atividades mais antiga na região, que é a recolha do sal.

Esta região tem fortes ligações marítimas, a utilização do sal serve para a conservação de alguns alimentos e foi deixada esta herança pelos romanos.

Você pode pegar nos seu carro e entrar no ferry-boat, no Porto de Setúbal e atravessar o rio Sado e chegar na Península de Tróia.

Ah!!Península de Tróia, que lugar encantador. 

A partir daqui vai conhecer os mais extensos areais de Portugal à perder de vista. Com um microclima maravilhoso, esta região poderá ser visitada em qualquer estação do ano. Se você tiver tempo, poderá fazer passeios para procurar golfinhos, comer peixe fresco em um dos bons restaurantes da região e aproveitar a praia nos dias quentes de verão.

Conjugue nesta visita uma estendida na Comporta,  com areia fina e branca, a Comporta é dos destinos sol e praia perfeito para uns dias de férias ou escapadinha.

Com um pouco mais de tempo, visite o Badoca Safari Park, único em Portugal, passeio ideal para miúdos e graúdos. O único safari de Portugal, composto por muitos animais selvagens. Reserve pelo menos metade de um dia, para poder aproveitar o máximo, há muito entretenimento aqui, minha dica é que você tenha sempre agua durante o passeio, essa região é bem quente. 

Porto Covo, está na minha lista de lugares inesquecíveis em Portugal. Guardo nas minhas boas memórias o quanto fui feliz nas aguas da praia de Porto Covo. Que sitio gosto e lindo, com sua povoação de pescadores e suas casinhas brancas que torna o cenário fabuloso e convidativo.

Você conhece Porto Covo?

Para mim é um lugar especial para recuperar as forças, encontrando a calma perdida no tempo. Quando estive cá, optei por ficar aqui de férias e fiz varias viagens pequenas, para as praias da Costa Vicentina e aldeias alentejanas. Escolhi este destino pela calma, e por ser pouco conhecido, mas com oferta turística maravilhosa e agua tranquila e quente.

Zambujeira do Mar, é daqueles destinos de sol, praia e turismo natureza. O clima é agradável, aguas ideais para pratica de desportos aquáticos,  está enquadrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. As escarpadas e a pequena vila de pescadores composta por casas brancas, faz um contraste arrebatador com o azul do mar. Caminhar pela escarpadas também é uma excelente alternativa para a manhã, antes de passar longas horas à beira mar, é uma das praias mais concorridas da Costa Vicentina.

Aljezur é daquelas surpresas maravilhosas e selvagens da costa portuguesa, limitada pela serra e escarpadas de tirar e trazer de volta o fôlego. Aljezur é conhecida pelo azul do mar e pelas casas de pescadores, no penhasco.

Depois de apreciar a paleta de cores da Costa Vicentina, siga para o interior mais ao norte e acrescente a sua viagem o turismo cultura e histórico, o próximo destino sugerido é Mértola. Eu até poderia sugerir que você fosse direto para Évora, mas não posso deixar de mencionar esse imponente destino, que tem por ditado “onde as cegonhas fazem seus ninhos”e por onde passa o rio Guadiana, um rio Ibérico.

Mértola é uma cidade medieval, visite à Torre de Menagem do Castelo (com vista fabulosa sobre às margens do rio), um velho sonho dos arqueólogos realizado numa das coleções mais importantes do mundo; numa antiga igreja, uma coleção de arte sacra.

Évora é conhecida como a planície alentejana, reconhecida pela Unesco como património da Humanidade. Tem por herança cultural uma vasta e valiosa cintura de muralha, esse é daqueles cenários, que vale a pena pernoitar pelo menos uma noite no mínimo, para ter tempo de saborear os sabores de Évora, percorrer suas ruelas estreita, conhecer o artesanato, nomeadamente os feitos a partir da cortiça.

Reserve seu hotel em Évora aqui

Próxima paragem sugerida é em Estremoz, conhecida pelos mármores e pelo rico património cultural, no qual se destaca o castelo com as suas muralhas medievais e a antiga cidadela (séc. XIII) onde está actualmente situada a Pousada Rainha Santa Isabel reserve aqui. Em cerca de 50 Km de Estremoz está a magnifica cidade de Elvas, cidade valente, mesmo no limite entre Portugal e Espanha, logo a chegada será surpreendida pelo aqueduto mais famosos de Portugal, com 7 Km e mais de 800 arcos, curiosamente construído pelo mesmo autor da Torre de Belem em Lisboa.

Elvas tem a maior fortificação em estrela do mundo. A fortificação de Elvas é Património da Humanidade, o que representa perfeita estratégia militar até ao século XIX.

Já percebeu que o Alentejo tem interesses cultural muito importante, além de sol e praia, você consegue aproveitar esse roteiro e alternar costa litoral ao interior histórico. Reserve o tempo que for preciso e desfrute o máximo deste roteiro. Esse programa fecha em Lisboa.

 

Foto: Aqueduto de Elvas

 

 

Passeio para aproveitar em Évora

 

5 – Da Costa Alentejana ao Costa Algarvia

Esse é o verdadeiro roteiro de sol e praia, perfeito para os dias quentes de verão. É daquelas paletas de cores favoritas de milhares de turistas.

Odeceixe é o nosso ponto de partida. Você poderá esperar deste destino, praia de excelente qualidade, areais a perder de vista, falésias douradas, praias desertas e todos os tons de azul, em alto mar e esverdeado à costa, contraste perfeito que enriquece os olhos e perfeito para umas férias inesquecível sozinho ou acompanhado com família.

Vou referir algumas cidades que vai merecer sua visita e dentro de cada cidade terá praias maravilhosas que você poderá desfrutar.

De Odeceixe a Sagres vai encontrar praias como: Amoreira, Monte Clérigos, Arrifana ou Carrapateira, muitas dessas estão prontas para descobrir, pois são pouco frequentadas e algumas tem acessos por caminhos escondidos.

O Cabo de São Vicente em Sagres, bem como a fortaleza vai merecer sua atenção especial. Aqui o cenário muda completamente, pois essa parte da costa, esta enquadrada nas falésias douradas: Praia da Dona Ana em Lagos, Praia do Camilo, Alvor e do Carvoeiro é dos lugares mais visitados no Algarve. Não deixe de visitar a Ponta da Piedade, na proximidade de Lagos, para mim é a formação rochosa mais espetacular de tudo o que se pode ver no Algarve, bem como a Praia da Marina.

 

Foto: Praia da Marina- Visite Comigo

De Lagos à Faro tem muito por ver e viver, não deixe de visitar a Benagil, onde tem a gruta mais famosa, partilho aqui dica de Ouro para você visitar este destino.

Visite em Portimão Praia da Rocha, Praia da Oura em Albufeira, visite Vilamoura, aproveite durante o dia e a noite reserve um dia para ir lá jantar, não vai se arrepender, meu lugar de eleição para as noites no Algarve. Em Albufeira, poderá visitar o Zoomarine, principalmente se estiver acompanhado com crianças, atividade para toda a família. 

 

Foto: Passeio às grutas do Algarve

O Parque Natural da Ria Formosa vai merecer também sua atenção, um verdadeiro tesouro ambiental em Portugal, de aguas tranquilas e muita vida natural, bem como amplos areais, ilhas e ilhotas.

Visite a Ilha da Culatra, da Armona, da Fuseta e a Ilha de Tavira. Já cansou de tanta praia, ainda tem mais, próximo a foz do rio Guadiana (rio Íbérico) Praia das Cabanas, Manta Rota e Monte Gordo, essas praias são bem tranquilas para família com crianças, agua mais quente e tranquila, com influência mediterrânea e pouco concorrida.

O Algarve não é só praia, tem serras como em Monchique, visite e conheça a população local que gosta muito de receber visitantes.

 

Faça sua reserve de Hotel, Apartamento ou Casa Aqui connosco

 

Reserve Hotel em Lagos Aqui

Reserve Hotel em Sagres Aqui

Reserve Hotel em Faro Aqui

Reserve Hotel na Quarteira Aqui

Reserve Hotel em Portimão Aqui. 

 

Segue sugestões de passeios e excursões no Algarve. 

 

Já fez algum desses roteiros em Portugal?

Partilhe nos comentários roteiros que já fez de carro em Portugal.

 

Acompanhe o Visite Comigo nas redes sociais ou na nossa aplicação. 

Facebook

Instagram

Aplicação Visite Comigo

 

 

Os comentários estão fechados.


Fatal error: Uncaught exception 'wfWAFStorageFileException' with message 'Unable to verify temporary file contents for atomic writing.' in /home/visiteco/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php:52 Stack trace: #0 /home/visiteco/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php(659): wfWAFStorageFile::atomicFilePutContents('/home/visiteco/...', '<?php exit('Acc...') #1 [internal function]: wfWAFStorageFile->saveConfig('livewaf') #2 {main} thrown in /home/visiteco/public_html/wp-content/plugins/wordfence/vendor/wordfence/wf-waf/src/lib/storage/file.php on line 52